Imprimir

Notícias / Esportes

Santos atinge duas vitórias seguidas sem Neymar pela primeira vez no ano

Globo Esporte

Ver o Santos sem Neymar em campo já se tornou uma constante em 2012, tantas são as convocações do jogador para a Seleção. Da mesma forma, o torcedor do Peixe se acostumou a não comemorar bons resultados na ausência do craque. Porém, esse cenário apresentou uma mudança na última semana. Prova disso é que ao vencer o Vasco por 2 a 0, no último domingo, pelo Brasileiro, o Alvinegro atingiu pela primeira vez no ano a marca de duas vitórias consecutivas sem o astro.

Dos 67 jogos já feitos no ano, o Santos disputou 27 sem Neymar, sendo 20 deles realizados em diferentes sequências com pelo menos três partidas seguidas. A primeira delas foi logo nas três primeiras rodadas do Campeonato Paulista, quando os titulares do Peixe ainda estavam de férias por conta da disputa do Mundial de Clubes. Apesar de invicto, o Alvinegro venceu apenas uma vez na série.

A segunda sequência se deu entre a segunda e a quarta rodada do Brasileirão, ocasião na qual o Santos priorizou a disputa da Taça Libertadores da América e poupou Neymar - e outros titulares - dos jogos contra Sport, Fluminense e São Paulo. Os resultados também não foram positivos: dois empates em casa e uma derrota para o Tricolor, no Morumbi.

Já entre a 9ª e a 16ª rodadas, o Santos teve a maior série de partidas sem Neymar - e, por tabela, a maior chance de dar fim à "Neymardependência". O saldo, contudo, foi negativo: em oito jogos, foram apenas duas vitórias, três empates e três derrotas. Na ausência do atacante por conta das Olimpíadas, o Peixe permaneceu patinando na zona de rebaixamento.

Com a convocação de Neymar para os amistosos da Seleção contra África do Sul e China, além de uma indisposição estomacal que tirou o atacante do jogo diante do Sport, o Santos teve uma nova sequência de três confrontos sem o jogador. Outra vez, os resultados não convenceram: foram duas derrotas e um empate.

Apenas na quinta (e atual) série sem Neymar é que o time de Muricy Ramalho parece ter descoberto a fórmula para depender menos do atacante. A sequência, que teve início com o empate por 1 a 1 com o Internacional na Vila Belmiro, foi seguida justamente das vitórias contra Botafogo e Vasco.

Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), o Santos volta a campo para enfrentar o Atlético-MG, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Brasileirão. A presença de Neymar ainda não é certa - o atacante retorna da Europa no dia da partida, pela manhã, e Muricy deixou no ar a possibilidade de escalar o astro "se ele estiver bem". Se o camisa 11 atuar diante do Galo, chega ao fim a melhor sequência santista na ausência do jogador. Se for poupado, Miralles, Bill e companhia terão a chance de provar de vez que a "Neymardependência" já é coisa do passado.

Confira as sequências do Santos sem Neymar na temporada

Campeonato Paulista (Neymar de folga após Mundial)
1º rodada: XV de Piracicaba 1x1 Santos
2ª rodada: Santos 2x1 Ituano
3ª rodada: Paulista 1x1 Santos

Campeonato Brasileiro (Neymar poupado para Libertadores)
2ª rodada: Santos 0x0 Sport
3ª rodada: Santos 1x1 Fluminense
4ª rodada: São Paulo 1x0 São Paulo

Campeonato Brasileiro (Neymar nas Olimpíadas)
9ª rodada: Internacional 0x0 Santos
10ª rodada: Santos 0x0 Botafogo
11ª rodada: Vasco 2x0 Santos
12ª rodada: Atlético-MG 2x0 Santos
13ª rodada: Santos 2x0 Ponte Preta
14ª rodada: Náutico 3x0 Santos
15ª rodada: Santos 4x2 Cruzeiro
16ª rodada: Santos 2x2 Atlético-GO

Campeonato Brasileiro (Neymar nos amistosos contra África do Sul e China)
21ª rodada: Sport 2x1 Santos
22ª rodada: Fluminense 3x1 Santos
23ª rodada: Santos 0x0 São Paulo

Campeonato Brasileiro (Neymar nos amistosos contra Iraque e Japão)
28ª rodada: Santos 1x1 Internacional
29ª rodada: Botafogo 0x2 Santos
30ª rodada: Santos 2x0 Vasco
Imprimir