Imprimir

Notícias / eleições 2012

Lúdio Cabral tem 45,9% e Mauro Mendes 42%; votos válidos são 52,2% contra 47,8%

Da Redação - Jonas da Silva

A primeira pesquisa do Instituto Access Brasil, divulgada em parceria com o Olhar Direto, aponta disputa acirrada entre os candidatos Lúdio Cabral (PT) e Mauro Mendes (PSB), a mesa que se trava nas ruas na busca ao eleitor.

Lúdio lidera numericamente, com 45,94%, contra 42,07% de Mauro na modalidade única de estimulada. Em votos válidos, sem considerar os indecisos, o insituto identificou Lúdio com 52,20% e Mauro 47,80%.

Gazeta Dados aponta Lúdio com seis pontos à frente de Mauro Mendes

No limite da margem de erro, de 4% para mais ou para menos, eles estariam em empate técnico. Ou seja se for descontado esse índice totalmente para um candidato e contabilizado o mesmo valor para outro, haveria a situação, num cenário provável.

Votos brancoz e nulos somam 3,53% e eleitores indecisos são 8,46%. O empresário Mauro Mendes conclui o primeiro turno com 43,96% dos votos (137.125 eleitores) e o médico Lúdio Cabral atingiu 42,27% (131.877 votos).

O cientista político e economista Jeverson Missias, proprietário do Instituto Access, avalia a performance dos candidatos como longe da interferência das baixarias dos apoiadores e críticas mútuas dos concorrentes.

"A briga dos caciques está longe da população. O que indica que eles estão ainda na avaliação das questões propositivas dos candidatos", opina. "Há ainda quase 8,5% que estão na espera das propostas e dos debates mesmo. Então há possibilidade de migração ainda", calcula.

Outra observação de Missias é que os índices dos candidatos estão próximos do resultado obtido por eles no primeiro turno com a apuração dos votos. Ele também afirma que, numa análise preliminar, uma parte dos votos dos indecisos são dos outros candidatos que concorreram com Lúdio e Mauro.

Levantamento

A pesquisa do instituto foi realizado entre os dias 14 a 16 de outubro, com 800 entrevistas residenciais, com base em dados socioeconômicos do Censo do IBGE de 2010 e de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O intervalo da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 4%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sobre o número MT - 00674/2012.


*As informações da pesquisa são de responsabilidade do Instituto Access Brasil
Imprimir