Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Número de casos de meningite por fungo nos EUA chega a quase 300

G1

O número de casos de meningite ligados a injeções de esteroides contaminadas por fungo chegou a 294 nos Estados Unidos, 12 a mais que no dia anterior, afirmou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na segunda-feira (22).

Outros três casos de infecção em decorrência da medicação com esteroide não resultaram em meningite fúngica, de acordo com o órgão.

Os registros foram identificados em 16 estados, com 23 mortes em sete deles. A incidência continua aumentando, apesar do recolhimento do produto fabricado pela empresa New England Compounding Center (NECC), de Massachussetts.

O surto ocorreu com medicamentos despachados pela companhia, que está enfrentando investigações e processos por causa das drogas contaminadas. A empresa anunciou o recall de todos os produtos e suspendeu suas operações.

Autoridades de saúde dos EUA confirmaram na quinta-feira passada a presença do fungo mortal Exserohilum em frascos de esteroides da NECC usados para aplicação de injeções contra dor – principalmente nas costas. Estima-se que pelo menos 14 mil pessoas possam ter sido expostas ao medicamento contaminado desde 21 de maio.

A meningite fúngica não é contagiosa e ataca a membrana protetora que envolve o cérebro e a medula espinhal. Essa é uma infecção rara e muitas vezes é detectada tarde demais. Passa despercebida no início, já que seus sintomas são semelhantes aos de uma gripe simples.
Imprimir