Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Irmãs britânicas têm doença rara que as impede de reconhecer rostos

G1

Duas irmãs britânicas sofrem de uma doença rara que as impede de reconhecer rostos. Donna Jones, de 30 anos, e Victoria Wardley, de 32, foram diagnosticadas com prosopagnosia, uma espécie de "cegueira facial". As informações são do site do jornal "Daily Mail".

O problema é tão sério que as moradoras do condado de Yorkshire são incapazes de ter certeza até sobre a própria aparência na frente do espelho. Quando elas se separam dos maridos ou dos filhos, ficam procurando-os por horas, pois não conseguem localizá-los.

Victoria diz que pode ver isoladamente os olhos ou o nariz de uma pessoa, mas, quando tenta compor uma imagem de todo o rosto, acaba falhando. A mulher conta que raramente tira fotos, pois nunca identifica quem está nela, e sai de casa sempre acompanhada da irmã.

As duas foram diagnosticadas há alguns anos, e até então achavam apenas que não prestavam atenção suficiente nos outros ou que não eram boas de lembrar fisionomias.

Segundo a médica Sarah Bate, da Universidade Bournemouth, na cidade de Poole, a prosopagnosia pode ser causada por um trauma neurológico, mas também se desenvolver sem motivo aparente. Estimativas apontam que 2% da população no Reino Unido (uma em 50 pessoas) têm algum grau de dificuldade para reconhecer feições, diz a especialista.
Imprimir