Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Autoridades suíças proíbem uso de várias vacinas antigripais da Novarrtis

R7

A agência de medicamentos Swissmedic ordenou nesta quarta-feira em caráter preventivo a suspensão imediata da circulação de algumas vacinas antigripais da Novartis na Suíça e aconselhou não usá-las devido a eventuais impurezas.

A Swissmedic informou em um comunicado que a medida afeta 160.000 doses das vacinas Aggripal e Fluad, do grupo farmacêutico suíço.

"Constatações preliminares permitiram estabelecer que a proibição na Itália ocorreu devido à descoberta de partículas brancas nas seringas. Pode se tratar de uma aglutinação de componentes ordinários da vacina", reforçou a Swissmedic.

Devido à incerteza sobre a origem dessas partículas, a agência suíça decidiu proibir o fornecimento e uso destas vacinas.

A Swissmedic informou, no entanto, que se trata de uma medida preventiva e que as pessoas já vacinadas na Suíça "não tem nada a temer por sua saúde".

O Ministério da Saúde italiano proibiu provisoriamente nesta quarta-feira o uso de vários tipos de vacinas contra a gripe do laboratório suíço.

"O Ministério da Saúde e a agência italiana de medicamentos (Aifa) decidiram como precaução proibir imediatamente o uso das vacinas" Aggripal, Fluad e Influpozzi, segundo um comunicado oficial.

Procurada pela AFP, a Novartis não quis comentar estas informações.
Imprimir