Imprimir

Notícias / Educação

Aluno da PUC-PR disputa concurso de design com espuma comestível

G1

Recém-formado pela PUC-PR no curso de desenho industrial, Alexandre de Bastiani, de 22 anos, participa nesta quinta-feira (25) de um concurso de design industrial em Milão, na Itália, junto com outros nove representantes de outros países. Alexandre vai apresentar um protótipo que cria uma espuma comestível com qualquer sabor ou combinação de sabores que pode ser usado para simular o resultado das mais variadas receitas.

“Eu comecei a fazer o meu projeto baseado na animação 'Ratatouille'.", explica Alexandre. "Pensei que muita gente hoje em dia gosta de cozinhar. Hoje em dia muita gente gosta de mostrar seus conhecimentos na cozinha, imaginei que as pessoas têm cada vez menos tempo para cozinhar e criar seus pratos.“

O produto, batizado de Spummy, usa nanotecnologia para criar uma espuma que simula várias combinações de sabor. Segundo Alexandre, as pessoas vão poder usar produto sem perder tempo nem ingredientes. "É muito comum que a pessoa quando está criando uma receita gastar muitos ingredientes até acertar a receita. Quem gosta de cozinhar e tem pouco tempo para isso não quer perder tempo."

Segundo ele, a simulação do sabor é feita por meio de interface que o produto projeta. O aparelho utiliza água, que passa por processo de composição de nanomaterials que serão capazes de decodificar toda informação que cada ingrediente tem. "O aparelho criará um sabor com aroma dessa combinação. E em contato com a língua a espuma emitirá a textura." Alexandre ressalta que a espuma não tem valor nutricional, ou seja, serve para simular o sabor, mas não 'mata a fome'.

O concurso promovido pela Electrolux será realizado no museu Trienalle Design, em Milão. Além de Alexandre, participam estudantes da Austrália, China, Dinamarca, Inglaterra, Nova Zelândia, Noruega, Polônia e Espanha. O vencedor ganhará um estágio remunerado de seis meses em um centro global de design da multinacional e um prêmio de 5 mil euros.
Imprimir