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Notícias / Informática & Tecnologia

Telefônica justifica à Anatel a pane na banda larga Speedy

Folha Online

A Telefônica divulgou um comunicado à imprensa no começo da noite desta quarta-feira (3), no qual informa que enviou à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) um laudo elaborado pela fundação de tecnologia CPqD sobre as causas da pane na infraestrutura que dá acesso ao serviço de internet Speedy, registrados entre os dias 6 e 8 de abril.

Segundo a nota, o laudo do CPqD aponta que "o problema na instabilidade do serviço foi causado por ações deliberadas e de origem externa, conforme já havia sido anunciado pela Telefônica".

A nota afirma ainda que "estas ações contribuíram para desestabilizar os servidores DNS (Domain Name Server Servidor de Nome de Domínio), equipamentos que fazem a conversão dos nomes dos websites para os endereços IP correspondentes".

Ainda de acordo com o comunicado da Telefônica, o laudo do CPqD constatou a ocorrência de problemas de software e de configuração de sistemas. "Por este motivo, o CPqD sugere um conjunto de medidas para minimizar a probabilidade de que problemas dessa natureza voltem a ocorrer", informa a nota.

No começo do mês de abril, o serviço de banda larga Speedy sofreu pane por, pelo menos, seis dias seguidos.

Inicialmente, a empresa havia negado haver quaisquer problemas no Speedy. Dias depois, no entanto, a empresa confirmou a pane. Após a ocorrência, a Telefônica informou, por meio de nota, que concederia o equivalente a 12 horas de desconto aos clientes Speedy.

O mês passado registrou uma nova pane no serviço de banda larga, que foi admitida pela empresa.

A Telefônica liderou pelo terceiro ano consecutivo o ranking de reclamações fundamentadas pelo Procon em 2008 na cidade de São Paulo. A empresa de telefonia recebeu 3.615 reclamações. Ao todo, 2.839 empresas foram alvos de 27.747 reclamações fundamentadas no ano passado.
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