Imprimir

Notícias / Esportes

Mano rejeita prejuízo a clubes com convocação na reta final do Brasileiro

Terra

De acordo com o técnico Mano Menezes, as equipes não terão "nenhum tipo de prejuízo" na reta final do Campeonato Brasileiro devido à Seleção Brasileira. O treinador convocou nesta terça-feira 21 jogadores para o amistoso contra a Colômbia, marcado para acontecer em 14 de novembro no MetLife Stadium, em Nova Jérsei.

"Não teremos nenhum tipo de prejuízo aos times que disputam o Campeonato Brasileiro", afirmou Mano Menezes, que frisou essa tese mais de uma vez durante a entrevista concedida após divulgar a lista, na manhã desta terça-feira, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, a convocação foi administrada sob um "norte fundamental" de não atrapalhar as equipes na reta final do Nacional. "Para esses dois jogos que jogaremos até o fim do ano, Colômbia e Superclássico (das Américas), nós não teremos o prejuízo de interferir no Campeonato Brasileiro", repetiu.

Dos 21 atletas convocados por Mano nesta terça, nove atuam no futebol nacional: o goleiro Jefferson (Botafogo), o zagueiro Réver (Atlético-MG), o meia Thiago Neves (Fluminense), o meia Lucas (São Paulo), o atacante Leandro Damião (Internacional), o lateral esquerdo Fábio Santos (Corinthians), o volante Paulinho (Corinthians), o volante Arouca (Santos) e o atacante Neymar (Santos).

O duelo contra a Colômbia ocorrerá em 14 de novembro, uma quarta-feira, no intervalo entre a 35ª e a 36ª rodadas do Campeonato Brasileiro. Para diminuir o prejuízo aos clubes, esses nove jogadores participam das partidas no fim de semana anterior e viajam na segunda-feira pela manhã aos Estados Unidos, onde fazem um único treino na terça na parte da tarde antes do amistoso. Eles retornam ao Brasil na quinta pela manhã, chegando à noite ao País, a tempo de participar do treino de suas equipes na sexta-feira.

Os clubes, portanto, não serão desfalcados devido à convocação, mas uma reclamação constante é quanto ao fato de os jogadores retornarem ao Brasil cansados. Em relação aos times que cederão atletas desta vez, o Santos provavelmente é o único que deixará a 35ª rodada já com menos interesse no Brasileiro - sem chances de classificação à Copa Libertadores da América de 2013 ou risco de rebaixamento à Série B. O Corinthians, por sua vez, estará no fim da preparação para o Mundial de Clubes da Fifa, a ser realizado em dezembro, no Japão.

"Alguma questão sempre vai ser abordada em relação ao interesse individual de cada um", comentou Mano, que defendeu a manutenção de uma base na Seleção visto que há "poucas oportunidades de jogar" até a Copa das Confederações, marcada para 2013.

"Temos o sentimento de que as coisas estão evoluindo, temos a possibilidade de repetir (o time) e temos que aproveitar o que temos", completou ele, que fará ainda uma última convocação em 2012, desta vez só com jogadores dos clubes nacionais, para encarar a Argentina no confronto de volta do Superclássico das Américas, em 21 de novembro, em Buenos Aires. A partida deveria ocorrer em 3 de outubro, mas foi cancelada devido à falta de luz no Estádio Centenário, em Resistência.
Imprimir