Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

'Janela' em barriga de camundongo permite ver como câncer se espalha

Bem Estar

Uma pequena janela de vidro implantada cirurgicamente no abdômen de camundongos permitiu que pesquisadores estudassem como acontece a metástase, ou seja, como um câncer se espalha para outros órgãos do corpo.

De acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (31) na edição da “Science Translational Medicine”, com a técnica foi possível constatar que, durante a fase inicial de metástase, há uma intensa movimentação de células malignas no interior dos órgãos, fazendo com que elas migrem para outras áreas do corpo humano. O fluxo é interrompido em determinado momento, o que causa a estabilização e agrupamento das células em diferentes áreas.

A partir de observações em tempo real, foi possível verificar como células cancerígenas agem em órgãos como intestino, fígado, baço e rins.

Com isso, os cientistas conseguiram dividir a metástase em duas diferentes fases: pré-micrometástase (movimentação) e micrometástase (quando já há agrupamento de células doentes). No teste feito com camundongos, os cientistas implantaram uma lâmina de vidro no tecido abdominal dos pequenos mamíferos para rastrear células do tipo de câncer C26 (tumores malignos que atingem órgãos ligados ao aparelho digestivo). Por meio de uma técnica em que as células malignas ficavam fluorescentes, foram feitas observações durante duas semanas.

De acordo com a análise, os resultados preliminares podem auxiliar no desenvolvimento de terapias que inibam o crescimento do câncer e sua migração. No entanto, ainda são necessários estudos clínicos para verificar se o movimento das células constatado nos camundongos tem o mesmo padrão em humanos.

Imprimir