Imprimir

Notícias / Educação

Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica empossa novos conselheiros estaduais

Da Assessoria/Seduc-MT

Os novos integrantes para composição do biênio 2012/2014 do Conselho Estadual de Acompanhamento, Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foram empossados na tarde de quarta-feira (31.10), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT).

“Nós temos uma importante missão que é a de acompanhar, de monitorar, sugerir, brigar se for necessário. O Conselho se mantém sempre vigilante para desempenhar a sua função que é a de ajudar a realização do controle social”, pontuou o presidente Walter Miranda. “Sabemos que muito precisa ser feito para que possamos garantir educação sempre melhor à medida que a sociedade precisa”, finalizou.

Sobre a temática, a secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, pontua que “o controle social é um instrumento que auxilia na construção de uma educação de qualidade. Os estudantes empossados aqui hoje representam 450 mil alunos e cabe a vocês nos auxiliarem na gestão de R$ 1,5 bilhão em recursos para a educação básica. Um montante expressivo, mas ainda insuficiente. A Secretaria de Estado de Educação sempre se colocou à disposição e garante acesso a todas as informações e garante a transparência de suas ações”.

Representando os segmentos dos pais dos estudantes da rede pública, Mateus Costa, aluno do 2º ano da Escola Estadual Presidente Médice, garante ser fundamental a participação da sociedade na fiscalização da aplicação das verbas destinadas a educação. “É preciso saber como esses recursos serão aplicados”.

De acordo com o Ato 9.999, de 09 de outubro de 2012, integram o Conselho representantes da Secretaria de Estado de Educação, de Fazenda, Planejamento, Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep), representantes dos Pais de Alunos da Educação Básica Pública (Fundamental e Médio), representantes do Sindicato dos estabelecimentos de Ensino do Estado.
Imprimir