Imprimir

Notícias / Copa 2014

Polícia Militar realiza exercício prático para Copa 2014

Da Assessoria - PM/MT

Mais de 130 policiais militares participam hoje ( 5) , em Cuiabá, de um exercício prático com a simulação de controle de distúrbio civil. O exercício é um treinamento para os policiais que concluíram o Curso de Formação de Soldados na área de choque. A aula prática será administrada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, que possui a capacitação pela Polícia Militar de São Paulo, referência nesse tipo de ação. Os policiais do Comando de Operações Especiais (COE), que pertencem ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), irão participar do treinamento também. Os policiais que irão participar do treinamento irão trabalhar na área do Comando Regional I e II (Cuiabá e Várzea Grande).

A simulação será realizada às 10h, no pátio do Comando Geral da Polícia Militar. Essa é mais atividade que servirá como qualificação dos policiais para a Copa do Mundo 2014. Nesta semana, a PM deu início aos trabalhos de planejamento por meio de uma discussão sobre a área de inteligência.

O comandante geral da PM, coronel Campos Filho, explicou que no prazo de 40 dias o planejamento global das ações a serem desenvolvidas pela Instituição para a Copa 2014 deverá ser apresentado a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, mas ele antecipa que haverá a inserção de novas disciplinas na grade curricular do Curso de Formação de Soldados. Hoje, a grade curricular possui disciplinas como Antropologia, Sociologia, Direitos Humanos, Psicologia.

Para que possam ser considerados aptos para o trabalho nas ruas, o aluno soldado passa cerca de oito meses no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) e é avaliado diariamente. “Para novos policiais que ainda serão incorporados a tropa teremos aulas de técnicas de anti-terrorismo, de choque, além de inglês e espanhol”. O Governo do Estado irá realizar, dentro do Programa Segurança Cidadã, mais um concurso público para mil policiais militares ainda em 2009.

O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel José Antônio Gomes Chaves, explica que a ação de choque é usada em ações extremas. “Quando existe por exemplo, uma situação de depredação, em que a Polícia tem de intervir para conseguir manter a ordem”. Hoje, a tropa especializada para esse tipo de contenção integra a Força Estadual de Segurança e Batalhão de Força Tática.

“Somos um país que possui bons exemplos na organização e segurança de grandes eventos, como a Eco 92, o Fórum Mundial, realizado em Belém, além dos Jogos Pan Americanos. Claro, não queremos ter de atuar em uma situação de distúrbio, mas trabalhamos com as possibilidades diante de uma grande evento, como a Copa 2014. O processo de capacitação é contínuo dentro da PM.”,ratifica o coronel Campos Filho.


Imprimir