Imprimir

Notícias / Educação

Escola premia leitores com voo panorâmico

Da Assessoria/Seduc-MT

Trinta estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jercy Jacob, em Várzea Grande, realizaram um voo panorâmico sobre as duas maiores cidades do Estado (Cuiabá e Várzea Grande). O passeio em parceria com uma empresa área de Mato Grosso foi uma premiação por terem se destacado, durante o ano, como os maiores leitores da unidade de ensino.

De acordo com a organizadora da atividade, professora Simone Sanches Vicente, os alunos foram pegos de surpresa, porque dentro do projeto de leitura da escola não havia a informação de que os destaques participariam do passeio. “Nosso principal objetivo foi reorganizar nosso acervo e melhorar o hábito de leitura dos nossos alunos”, disse.

Ela explica que a ideia do voo surgiu há dois meses devido ao grande interesse dos alunos pelos livros. Para poder definir quais eram os principais leitores, a unidade elaborou fichas de acordo com o ciclo e fase, para que os alunos pudessem descrever o que entenderam de cada obra lida, bem como colocar o nome do autor e edição. “Eles também tiveram que contar em sala de aula as histórias aprendidas na leitura e realizar desenhos sobre o tema”, contou Simone.

Após a análise das fichas e do relato sobre a participação dos alunos em sala, a direção da escola e os professores verificaram que os alunos do período vespertino foram os que mais leram. Para a estudante Vitória Débora Rodrigues, de 11 anos, que cursa a 2º fase do 2º Ciclo a viagem foi um “grande presente”. “Ficamos sabendo que tínhamos sido escolhidos para fazer o voo no dia 18 e o passeio foi dia 23”, contou.

A aluna destaca que leu seis livros durante este ano, e seguiu tudo que os professores estabeleceram como: o preenchimento das fichas descritivas, os relatos em sala e os desenhos sobre a temática das obras. “Gostei muito de ter viajado de avião pela primeira vez, mas tive um pouco de medo”, contou sorridente. A estudante, Bianca Maria de Campos Curvo que também participou da atividade leu 15 livros e disse que gostou mais da obra sobre o ‘Menino Maluquinho’. “Quero continuar lendo”, afirmou.

Cantinho da Leitura

Para melhorar o hábito de leitura dos alunos, os profissionais da Educação da unidade tomaram uma série de medidas, entre elas a organização da biblioteca, denominada ‘Cantinho da Leitura’. “O local proporciona aos alunos e aos funcionários momentos de leitura num espaço tranquilo, arejado, limpo e confortável. Nesse espaço também acontecem as aulas de reforço e a hora atividade dos professores”, disse Simone.

A professora cita que este ano o acervo da biblioteca ganhou novos livros de doações e teve todas as obras catalogadas. Para estimular a leitura, os professores liberam os alunos para a biblioteca na mesma medida que para a sala de informática. “São geralmente 15 estudantes em cada espaço e à medida que eles concluem a leitura eles acessam a Internet e quem estava navegando na rede, parte para o cantinho”.

Devido ao pouco espaço na biblioteca, a Escola criou ainda uma carterinha de identificação que permite aos alunos levarem os livros para casa. Do total de 300 estudantes da unidade, 217 possuem o documento, sendo 109 do período matutino e 108 do vespertino.
Imprimir