Imprimir

Notícias / Educação

Candidatos do Enem que divulgaram fotos do cartão serão eliminados, diz MEC

Terra

O Ministério da Educação (MEC) informou neste sábado que eliminou todos os candidatos que entraram com celular nos locais de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), fotografaram os cartões das provas e postaram em páginas de redes sociais. Mais de cinco milhões de estudantes se inscreveram para as provas, que tiveram início às 13h de hoje (horário de Brasília).

Segundo a assessoria do ministério, o episódio aconteceu em vários locais. Uma listagem com os nomes de todos os estudantes envolvidos na irregularidade foi encaminhada à Polícia Federal (PF) para investigação. De acordo com o edital do Enem, é proibido entrar nos locais de exame portando máquinas fotográficas e celulares.

Um outro problema envolveu também as redes sociais. Segundo a assessoria do MEC, às 9h30, foi postado em uma da rede a falsa notícia que a prova do Enem não aconteceria mais. O MEC desmentiu rapidamente o boato.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Imprimir