Imprimir

Notícias / Esportes

Federação decide, e Lindsey Vonn não poderá competir contra homens

Globo Esporte

Lindsey Vonn não poderá disputar a Copa do Mundo masculina de esqui alpino. A americana de 28 anos, que pretendia competir contra atletas do sexo oposto na etapa de Lake Louise (Canadá), teve seu pedido negado pela Federação Internacional de Esqui (FIS). A decisão da entidade, anunciada neste sábado, em Oberhofen (Suíça), diz que atletas de um gênero não podem atuar em competições do outro e que não serão abertas exceções ao regulamento.

- É bastante claro. Uma competição é chamada Copa do Mundo masculina, e a outra, Copa do Mundo feminina. Os pontos não são transferíveis de uma competição para a outra. (...) Esta decisão nada tem a ver com um indivíduo. Não é pessoal, não está limitada a Lindsey e não diz respeito a suas habilidades - disse a secretária-geral da FIS, Sarah Lewis, à Associated Press.

A decisão deixou descontente o presidente da Federação de Esqui Alpino do Canadá, Max Gartner.

- Eu via (a participação de Vonn) como uma grande oportunidade de destacar o esporte e conquistar o interesse de pessoas que normalmente não acompanham esqui alpino. Teria sido uma ótima competição para mostrar o esporte e as incríveis performances de nossos atletas.
Imprimir