Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Novos tubarões lixa chegam ao Aquário de Santos, SP

G1

Três tubarões lixa são as novas atrações do Aquário de Santos, no litoral de São Paulo. Os animais vieram do Rio Grande do Sul.

Um macho e duas fêmeas de tubarão lixa viajaram cerca de 14h em caixas especialmente projetadas para eles. Os animais foram apreendidos pelo Ibama e encaminhados para o Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos), do Instituto de Biociência da universidade gaúcha.

Eles foram doados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul porque cresceram e precisaram ser transferidos para um lugar maior. De acordo com o chefe do setor de biologia do Aquário de Santos, Demétrio Martinho, os animais estão em um lugar especial. “Um tanque de 80 mil litros, climatizado, equipamento que mantém a qualidade da água. Aqui eles vão ser monitorados. Logo que eles chegaram eles receberam um chip de identificação e a gente vai estar controlando a qualidade de vida desses animais”, disse ele.

A espécie tem dentes pequenos e, segundo o biólogo, não consegue arrancar pedaços. Eles apenas sugam o alimento. Os tubarões comem peixes, lulas e alguns crustáceos. Esse tipo de tubarão costuma dormir um em cima do outro e gosta de contato físico. O nome da espécie faz referência a pele do animal. “Eles recebem esse nome devido o aspecto de sua pele. Eles tem os dentículos dérmicos bem pronunciados e alguns povos até utilizavam esse couro como uma lixa mesmo”, explica o biólogo.

O Aquário fica na praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia, em Santos. O lugar fica aberto das 9h às 20h. O ingresso custa R$ 5,00, mas crianças até 12 anos e maiores de 60 anos não pagam. Caso seja adquirido o ingresso combo, com direito também a visita ao Orquidário em prazo de 30 dias, o valor passa para R$ 8,00.
Imprimir