Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Fundador do Cirque de Soleil viaja à ISS em setembro

Folha Online

O empresário canadense Guy Laliberté, um dos fundadores do Cirque de Soleil, será o próximo turista-astronauta a visitar a Estação Espacial Internacional (ISS), segundo informou um comunicado da Space Adventures, companhia que organiza voos espaciais turísticos.

De acordo com o comunicado, a viagem de Laliberté está prevista para o dia 30 de setembro. O artista --que já está sendo treinado Centro de Treinamento Cosmonauta Yuri Gagarin, voará à ISS na nave russa Soyuz TMA-16, que será lançada a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão.

"Posso ser descrito como muitas coisas em meus 25 anos de Cirque du Soleil. Engolidor de fogo, empresário, inteligente, criativo", diz Laliberté.

"Estou honrado e modesto hoje com a minha nova descrição: explorador espacial humanitário, [...] viagem que tento com a Space Adventures desde 2004. O propósito é claro: o aumento da consciência sobre o consumo de água no Planeta Terra. Será a primeira missão poética-social no espaço."

A Space Adventures não revelou quanto o empresário desembolsará por sua viagem, mas o último turista espacial, o americano Charles Simonyi, pagou US$ 35 milhões pelo voo que realizou em abril deste ano.
Imprimir