Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma liga para Obama para parabenizá-lo e propõe reunião oficial

G1

A presidente Dilma Rousseff ligou nesta quinta-feira (8) para o colega americano Barack Obama para cumprimentá-lo pela vitória na corrida eleitoral pela Casa Branca, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência da República. A conversa entre os dois chefes de Estado ocorreu às 14h (horário de Brasília) e durou cerca de 10 minutos.

Durante o telefonema, relatou a assessoria do Planalto, Dilma enfatizou ao presidente dos Estados Unidos que a reeleição dele foi “importante para o Brasil e para o mundo”. A presidente disse que ao longo do segundo mandato de Obama “os governos dos dois países terão a oportunidade de trabalhar pela ampliação das relações entre Brasil e EUA, em especial nas áreas comercial e de investimentos”.

Dilma aproveitou a conversa telefônica, afirmou a assessoria, para manifestar sua intenção de que ela e Obama voltem a se encontrar em breve. O telefonema havia sido pré-agendado pelas assessorias do governo brasileiro e americano.

Em resposta à saudação da chefe de estado do Brasil, Obama agradeceu o contato telefônico e disse que havia ficado “muito feliz” com a chamada. O americano, ressaltou o Planalto, afirmou que valoriza bastante a amizade e a parceria de Dilma Roussef e que tem grande “apreço” pelo povo brasileiro.

Ele também destacou que gostaria de fortalecer as relações bilaterais com o Brasil nos próximos quatro anos. Obama ainda concordou que há um grande potencial a ser explorado entre os dois países nos setores de comércio e investimentos.

Sobre a proposta de Dilma para que eles voltem a se reunir oficialmente, o chefe da Casa Branca preferiu não se comprometer com uma data. Conforme o relato do Planalto, Obama disse que, neste primeiro momento, irá se empenhar para resolver problemas internos na área de orçamento. Ele, porém, garantiu que assim que possível “gostaria muito de se encontrar com a colega brasileira".

Ao final da conversa, Obama desejou felicidades à presidente e à família dela. Dilma também já havia estendido suas saudações à primeira-dama Michelle Obama e as duas filhas do casal.

De acordo com o Planalto, Dilma tentou parabenizar o presidente norte-americano nesta quarta (7), no mesmo dia em que foi confirmado que ele havia vencido o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney na disputa eleitoral. A Casa Branca, entretanto, alegou ao governo brasileiro que Obama só receberia ligações a partir desta quinta.
Imprimir