Imprimir

Notícias / Economia

Em 2011 MT terá explosão na arrecadação, afirma secretário

Da Redação/Alline Marques

O secretário de Fazenda do Estado, Eder Moraes, defende que o Estado terá uma explosão de arrecadação em 2011. O otimismo, em meio à crise, se deve ao fato da projeção de crescimento previsto para o próximo ano. “Tenho certeza que se manter este crescimento previsto, Mato Grosso será um dos Estados com maior eficiência fiscal”, afirmou durante audiência pública na Assembléia Legislativa.

Para este ano, a receita do Estado deverá manter-se estável se comparada a 2008. Apesar da queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) no mês de abril, Eder Moraes acredita que com a comercialização da safra neste período o governo deve recuperar a receita.

Ainda com esta pequena queda na arrecadação do ICMS, no balanço deste primeiro quadrimestre de 2009, o Estado obteve um crescimento nominal médio de 9%, mas também obteve um aumento de 18 nas despesas.

Segundo o secretário, o excesso nas despesas é proveniente do aumento do salário dos servidores e do repasse aos demais poderes. “O Estado continua com a luz amarela acesa e com contingenciamento para manter o equilíbrio fiscal”, alerta.

Eder Moraes apresentou os números do primeiro quadrimestre e houve um pequeno acréscimo na arrecadação do ICMS, saindo de R$ 1,244 bilhão para R$ 1,281 bilhão.

No entanto, se comparado mês a mês, somente abril apresentou decréscimo de 1%. Em janeiro houve um crescimento de 9%, fevereiro de 4% e março apenas 2%.
Imprimir