Imprimir

Notícias / Brasil

MPF cobra informações sobre operação da PF que matou índio

Da Redação - Lucas Bólico

O Ministério Público Federal encaminhou ofício à presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo, e ao superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Cesar Augusto Martinez, solicitando informações sobre o confronto entre policiais e indígenas, que fez feridos dos dois lados e matou um indígena durante a Operação Eldorado.

Corpo de índio desaparecido após confronto com PF é encontrado
Índios e agentes são baleados; dois indígenas estão em estado grave

A operação foi montada para desmantelar uma organização criminosa dedicada à extração ilegal de ouro e posterior comercialização no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Parte da extração ilegal ocorria dentro de terras indígenas e a PF tinha mandados judiciais para entrar na área.

O conflito entre os índios e policiais aconteceu no rio Teles Pires, na região norte de Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará, durante o cumprimento dos mandados judiciais na área da Terra Indígena Kayabi.

Desde as primeiras informações sobre o conflito, o Ministério Público Federal está em contato com as coordenadorias regionais da Funai em Mato Grosso e no Pará. Nos ofícios encaminhados por fax, o procurador da República Rodrigo Timóteo da Costa e Silva pede, com a máxima urgência, que os representantes dos dois órgãos prestem as informações oficiais atualizadas sobre a situação na região e as providências adotadas. As informações são da assessoria de imprensa.



Atualizada
Imprimir