Imprimir

Notícias / Educação

Seminário sobre acessibilidade e inclusão de alunos portadores de deficiência começa segunda-feira (12)

Da Assessoria Seduc/MT

No período de 12 a 14 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) promoverá o Seminário de Formação Intersetorial do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. As atividades terão início a partir das 14h, e serão realizadas no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A palestra de abertura do evento será ministrada pela assessora especial da Seduc, professora Rosa Neide Sandes de Almeida que irá pontuar sobre a temática “Educação e Direitos Humanos”, a partir das 15h.

O evento é organizado pela Superintendência de Gestão Escolar por meio da Coordenadoria do Programa Bolsa Família e a expectativa é de reunir um público de cerca de 400 pessoas. Foram convidados representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação de cada um dos 141 municípios mato-grossenses, já que o desenvolvimento das atividades do BPC Escola são intersetorializadas.

O encontro tem como objetivo a formação de gestores e técnicos estaduais e municipais envolvidos no acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência dos beneficiários (crianças e adolescente com deficiência) do BPC na Escola, na faixa etária compreendida entre 0 e 18 anos.

Durante o evento serão debatidos temas como acessibilidade e inclusão, o acompanhamento e monitoramento do BPC, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Haverá ainda espaço destinado para realização de oficinas e socialização de troca de saberes.

De acordo como Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o BPC na Escola é uma estratégia que tem possibilitado a Estados e Municípios ampliem as discussões sobre as barreiras sociais existentes e não reconhecidas em relação às pessoas com deficiência no intento de construir alternativas para avançar na concepção e na implantação de um ambiente social mais inclusivo.

Imprimir