Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Minas Gerais é o estado com mais casos de picada de escorpião

G1

Minas Gerais é o estado com mais casos de picadas de escorpiões no país. E os acidentes com animais peçonhentos aumentam nesta época do ano.

A técnica de enfermagem Ana Paula chamou agentes da prefeitura. Ela diz que nos últimos meses, os escorpiões estão mais freqüentes. Sua mãe chegou a pisar em um e sua irmã, que está grávida, quase sentou ao lado de outro, na cama.

Os escorpiões costumam se esconder em frestas, locais quentes, úmidos e escuros, com objetos abandonados. Dentro de casa, a orientação é sempre balançar cortinas colchas e evitar que elas toquem o chão, olhar atrás dos móveis, não deixá-los encostados nas paredes e manter o ralo do banheiro fechado.

Em Belo Horizonte, só no Hospital João XXIII, são atendidas por dia cinco vítimas de escorpiões, desde o início da temporada de chuvas. Com a água e as enchentes, eles saem dos bueiros e invadem as casas. O tipo mais perigoso é também o mais frequente – o escorpião amarelo.

O médico Délio Campolina alerta para a vítima não perder tempo nenhum com medidas caseiras. É preciso aplicar soro específico, associado ao tratamento clínico quando necessário.
Imprimir