Imprimir

Notícias / Copa 2014

Para ministro, morte de torcedor não afeta Copa-2014

Folha Online

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., afirmou ontem que a tragédia envolvendo torcedores corintianos e vascaínos não terá efeito algum sobre a Copa do Mundo de 2014.
 
"O que aconteceu não afeta [a Copa] em nada. Nada tem a ver com a Copa do Mundo", argumentou Silva Jr., ao informar que não foi procurado por nenhum par preocupado que a tragédia pudesse prejudicar o Mundial de 2014.

O promotor Paulo Castilho concordou com a linha de pensamento do ministro. Para Castilho, "a Copa do Mundo é um outro tipo de evento, atrai um outro tipo de público".

O ministro aproveitou a oportunidade para cobrar do Senado agilidade na aprovação da lei que criminaliza atos violentos e de vandalismo cometidos por torcedores de futebol.

"Espero que essa tragédia sirva de fator para reflexão do Senado para que vote rapidamente o projeto de lei que tramita lá. Na Câmara dos Deputados foi rápido, 51 dias", disse ele.

O projeto de lei, aprovado na Câmara no último dia 9 de maio, foi encaminhado ao Senado dia 12.

O documento no momento é analisado na Comissão de Cultura e Esporte e, possivelmente, passará pela Comissão de Constituição e Justiça.

Silva Jr. voltou a defender ontem, como "medida emergencial", que clássicos na capital sejam vistos por uma única torcida. "É uma ideia provocou polêmica ao ser apresentada", comentou o ministro.

Distribuída por três das principais agências de notícias do mundo, a informação sobre o enfrentamento seguido de morte em São Paulo chegou a alguns dos sites dos maiores jornais do planeta.

O francês "Le Monde", um dos que publicaram a notícia, disse que houve uma "emboscada".



Imprimir