Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Veterinários entram para os núcleos de Saúde da Família em Fortaleza

G1

Mais de 75% das doenças são transmitidas por animais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma pesquisa mostrou que existem mais de 1,4 mil agentes infecciosos associados à doenças humanas. Chama a atenção que a maioria são perpetuados em animais não humanos, vertebrados ou invertebrados - mosquito, pulga, piolho, carrapato - e que acidentalmente atingem o homem.

Por conta disso, o Ministério da Saúde inclui agora um veterinário nos núcleos de Saúde da Família em Fortaleza. A equipe do Globo News Saúde acompanhou a atuação desses profissionais de casa em casa. No interior do estado do Rio de Janeiro, mostramos como são tratadas doenças transmitidas por animais domésticos.

O Dr. Paulo César Augusto de Souza - médico veterinário especialista em saúde pública e professor de epidemiologia e saúde pública da UFRRJ, explica que há um novo conceito que é a saúde única. “Esse conceito já existe na verdade há muitos anos. É um movimento que começou nos EUA, há cerca de uma década. Médicos veterinários se juntaram pra trocar informações e contribuírem entre si no combate às zoonoses.

A definição desse termo está ligada a três situações, que é uma saúde humana, animal e do ambiente. Não existe uma saúde por inteiro se não existe saúde nesses três segmentos”. Confira a entrevista completa nesta terça-feira (13), às 21h30.
Imprimir