Imprimir

Notícias / Brasil

Desemprego tem alta de 0,2% em Porto Alegre em setembro, diz Dieese

G1

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre apresentou alta de 0,2% de agosto para setembro, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira (14). O índice subiu de 6,0% para 6,2% da População Economicamente Ativa (PEA), mas é o menor já registrado no mês desde o início da pesquisa, em 1992.

De acordo com a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o aumento do nível ocupacional em mais 6 mil trabalhadores em setembro não foi suficiente para absorver o ingresso de 8 mil indivíduos no mercado de trabalho. A taxa de participação passou de 56,1%, em agosto, para os atuais 56,6%. O contingente de desempregados aumentou em 2 mil indivíduos, passando a ser estimado em 45 mil pessoas.

O aumento do nível ocupacional de 6 mil trabalhadores em setembro não foi suficiente para absorver o ingresso de 8 mil indivíduos no mercado de trabalho. A taxa de participação passou de 56,1% em agosto para os atuais 56,6%. O contingente de desempregados aumentou em 2 mil indivíduos, passando a ser estimado em 45 mil pessoas, de acordo com a pesquisa.

No período, o total de ocupados residentes em Porto Alegre registrou variação positiva de 0,9% e foi estimado em 686 mil pessoas. De agosto para setembro, houve aumento de 4 mil trabalhadores empregados no setor de serviços, de 2 mil no setor de construção e de 1 mil no setor de comércio e reparação de veículos. Em contrapartida, houve redução de 2 mil vagas no setor de indústria de transformação.
Imprimir