Imprimir

Notícias / Brasil

Combate às cracolândias no Rio vira destaque em jornal britânico e é chamado de ‘faxina pré-olímpica’

Extra

 O combate às cracolândias cariocas ganhou destaque na versão online do jornal britânico “Daily Mail” desta quinta-feira. As operações feitas para fechar os “mercados de drogas ao ar livre” são chamadas de “faxina pré-olímpica”. A matéria traz fotos de crianças, adolescentes e adultos sendo recolhidos, alguns mostrando resistência. Há também imagens de viciados consumindo crack e dormindo nas ruas, em acampamentos improvisados.

A matéria destaca também que as operações foram intensificadas depois de a polícia ocupar, em outubro, duas das favelas mais perigosas do Rio, Jacarezinho e Manguinhos, onde funcionava a maior cracolândia da cidade. O texto tem também declarações do secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame:

- Essas pessoas têm que ser tratadas e curadas. Elas não vão voltar para o Jacarezinho e para Manguinhos. As áreas são ocupadas agora.

A matéria diz ainda que a ocupação de Manguinhos e Jacarezinho - onde moram cerca de 70 mil pessoas - faz parte de um programa estadual para tornar o Rio mais seguro antes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
O jornal destaca também a preocupação das autoridades agora: de que os viciados em crack se espalhem por outras áreas do Rio.
Imprimir