Imprimir

Notícias / Mundo

Primeiro-ministro britânico anuncia restruturação de seu gabinete

Folha Online

Em meio a uma grave crise política, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou nesta sexta-feira uma reformulação de seu gabinete de governo. Alguns dos ministros foram mantidos no cargo e outros mudaram de função. Também foram anunciados os nomes dos substitutos dos ao menos quatro ministros que renunciaram nos últimos quatro dias.

Um dos principais cargos no governo britânico, o de ministro do Exterior, continuará nas mãos de David Miliband. Alan Johnson irá ocupar o Ministério do Interior, antes comandado por Jacqui Smith. Johnson foi substituído no Ministério da Saúde por Andy Burnham. Ele, por sua vez, foi substituído por Ben Bradshaw no Ministério da Cultura, Mídia e Esporte.

Peter Mandelson continua como Ministro dos Negócios, mas ganhou novas atribuições. Também foi mantido no cargo o ministro da Justiça, Jack Straw. Bob Ainsworth substitui John Hutton, que renunciou nesta sexta-feira ao posto no Ministério da Defesa. A chefia de gabinete será ocupada por Tessa Jowell em substituição a Tom Watson, que renunciou.

O Ministério do Trabalho e Previdência agora é ocupado por Yvette Cooper, que deixou o cargo de secretária-chefe do Tesouro e foi substituída por Lian Byrne.

O Ministério do Meio Ambiente continua sendo ocupado por Hilary Benn, e Douglas Alexander permanece como ministro para o Desenvolvimento Internacional. O Ministério das Comunidades agora será comandado por John Denham em substituição a Hazel Blears, que renunciou. O ministro dos Transporte, Geoff Hoon, também renunciou ao cargo, e será substituído por Andrew Adonis. O ministro de Estado para o País de Gales deixou o governo; Peter Hain ocupará o cargo.

Ainda permaneceram em seus cargos o ministro para a Escócia, Jim Murphy; a líder da Câmara dos Comuns e ministra para as Mulheres e Igualdade, Harriet Harman; o ministro para as Crianças, Escolas e Famílias, Ed Balls; o ministro para Energia e Mudança Climática, Ed Miliband; o ministro de Estado para a Irlanda do Norte, Shaun Woodward; e a líder da Câmara dos Lordes, Janet Royall.
Imprimir