Imprimir

Notícias / Cultura

Mostra leva arte do graffiti para dentro do Congresso Nacional

Da Redação/Thalita Araújo

“Reciclando Cidades e Conceitos” é o nome de uma exposição que, pela primeira vez, leva trabalhos de artistas de graffiti para dentro da Câmara dos Deputados, em Brasília. A denominação, mais que adequada, representa o inusitado de se ter uma arte, considerada marginal há algum tempo, dentro de um espaço tão elitizado, que é o Congresso Nacional.

A exposição está montada no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, desde o último dia 2, podendo ser apreciada até o dia 25 de junho. Vinte graffiteiros de algumas partes do Brasil, principalmente São Paulo, Distrito Federal e Goiás, criaram 20 obras especialmente para a mostra.

Para entrar no Congresso e em muitos outros espaços e museus onde tem entrado, o graffiti teve que dividir a atenção de paredes e muros com as mais recentes telas. Em Brasília, as telas apresentadas são feitas de lona de caminhão reciclada.

Jordons Francisco é o representante dos artistas responsáveis pela exposição, o grupo Qaz UrbanArt, com sede em São Paulo. Ele explica que o graffiti, apesar de ter sido aceito como arte primeiramente no exterior que no Brasil, já tem tido bom trânsito em galerias e museus nacionais há algum tempo.

A arte, que era marginal, em um segundo momento passou a ser vista como uma arte de intervenção urbana, e aceita como tal, e, mais recentemente, tem se consolidado também em espaços fechados, sendo apreciada por públicos que gostam e entendem de vários tipos diferentes de manifestações artísticas.

Mas, apesar dos novos contextos, a transgressão da arte, que teve origem nas ruas, continua. Seja no conteúdo, seja na forma, seja no material usado, como as alternativas telas em lona reciclada do Qaz. Incontestável, já que, na essência, o graffiti tende a buscar o alternativo.

Com a lona, o Qaz recicla as cidades. Com sua arte, recicla conceitos. É por isso que a exposição tem sido sucesso dentre as muitas pessoas que já a visitaram. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Qaz UrbanArt, o graffiti e conferir imagens da exposição em Brasília, além de outros trabalhos, pode acessar o site blog.qaz-urbanart.com.
Imprimir