Imprimir

Notícias / Mundo

EUA anunciam nova estratégia contra tráfico de drogas na fronteira com México

Folha Online

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira a nova estratégia do presidente do país, Barack Obama, para combater o tráfico de drogas na fronteira com o México. A chamada "Estratégia Nacional Antidrogas para a Fronteira Sudoeste" pede uma maior cooperação e troca de informação entre as autoridades locais, estaduais e federais, além da contínua e estreita colaboração com o governo mexicano.

A estratégia foi anunciada conjuntamente pelos secretários de Justiça dos EUA, Eric Holder, e de Segurança Nacional, Janet Napolitano, além do novo "czar antidrogas" americano, o diretor do Escritório de Políticas Nacionais de Controle de Drogas, Gil Kerlikowske, em Albuquerque, no Estado do Novo México.

Segundo um comunicado do Departamento de Justiça, o objetivo é fortalecer as capacidades de inteligência na fronteira sul; a apreensão de drogas, dinheiro e demais "instrumentos de violência" em todos os pontos de entrada por terra, mar e ar; e a investigação dos casos de tráfico de drogas, armas e dinheiro, assim como da lavagem de dinheiro.

A longo prazo, a estratégia tem como meta desenvolver novas tecnologias para processamento de dados, o que poderá ajudar policiais de fronteira a checar as digitais de mexicanos que cruzarem a fronteira.

A estratégia também pretende "desmantelar as organizações do tráfico de drogas", melhorar as tecnologias na luta antidrogas no sudoeste dos EUA e aprimorar a cooperação com o México. "Juntos, continuaremos reduzindo o fluxo de drogas ilícitas em toda a fronteira sudoeste e garantindo que os que violam nossas leis serão processados", declarou Napolitano.

Kerlikowske, por sua vez, disse que o novo plano, somado aos esforços do governo mexicano, "cria uma oportunidade única de conseguir um avanço real contra a ameaça das drogas" e reforçar a segurança das comunidades fronteiriças.
Imprimir