Imprimir

Notícias / Esportes

Olimpíadas Escolares movimentam o estado de Mato Grosso

Da Assessoria/

A edição de 2012 das Olimpíadas Escolares, etapa para atletas de 15 a 17 anos, será o maior evento esportivo do estado do Mato Grosso. Com mais de 4 mil atletas inscritos e 29 delegações, incluindo uma inédita equipe estrangeira – a Grã-Bretanha, que terá representantes na natação, vôlei e vôlei de praia –, as Olimpíadas Escolares vão movimentar a capital Cuiabá a partir deste domingo, dia 25.

Na manhã desta quinta-feira, dia 22, o Governador do Mato Grosso, Silval Barbosa; o Diretor Geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner; o Secretário Estadual de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui; e o Secretário Municipal de Esporte e Cidadania, João Bosco Cruz, representando o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, concederam uma entrevista coletiva no Palácio Paiaguás,para abordar a grandiosidade do evento.

“As Olimpíadas Escolares são o maior evento esportivo da história do Mato Grosso. Estado e município trabalharam muito desde que assumimos esse compromisso. Todas as secretarias de Estado, lideradas pela equipe da secretaria de esportes, estão envolvidas de corpo e alma no evento, principalmente nas áreas de saúde e segurança pública. Acredito que cumprimos todo caderno de encargos e tenho certeza que vamos realizar esse evento da forma como o Comitê Olímpico Brasileiro deseja”, afirmou Sinval Barbosa.

Edgar Hubner foi além. Segundo ele, a competição é a maior já realizada no Brasil depois dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. “Desde 2005, esse é o maior entre os 24 eventos estudantis já realizados pelo COB entre Olimpíadas Escolares e Universitárias. A gente só perde para o Pan do Rio, maior evento esportivo já realizado no Brasil”, disse o Diretor Geral do evento e Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB.


Cerca de 6 mil pessoas estão envolvidas diretamente com o evento. Serão mais de 27 mil diárias nos 24 hotéis que receberão delegações de 26 estados, mais o Distrito Federal, a delegação de Cuiabá e a da Grã-Bretanha. Uma série de atrativos acontecerá diariamente no Centro de Eventos do Pantanal, onde foi montado o Centro de Convivência, base do Comitê Organizador e do restaurante do evento, onde serão servidas mais de 50 mil refeições até o dia 9 de dezembro.


Outro ponto destacado na coletiva foi a integração entre prefeitura e governo do Estado no planejamento, organização e execução das Olimpíadas Escolares 2012. Edgar Hubner garantiu que os cuiabanos podem ficar orgulhosos.

“A facilidade e proximidade do centro de eventos, a capacidade hoteleira, a vontade política... Cuiabá está pronta para receber as Olimpíadas Escolares. Tudo o que foi pedido no caderno de encargos foi executado e acredito que governo e município foram além. O Governador designou o secretário de esportes para liderar e acho que esse é outro ponto positivo”, considerou.

O Governador listou ainda alguns legados que a cidade ganhará após concluído o evento. “Estamos usando diversas estruturas de escolas estaduais e federais, que foram reformadas. O ginásio AECIM Tocantins, a pista de atletismo, vários outros locais de competição receberam um grande aporte financeiro. A valorização dos nossos atletas, o incentivo para nossos alunos e alunas, a integração entre diversas cidades do estado. Tudo isso fica para a comunidade”, disse Silval, acrescentando que foram investidos cerca de R$ 6 milhões no evento.


As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Imprimir