Imprimir

Notícias / Esportes

Olimpíadas Escolares começam hoje em Cuiabá e une esporte e educação

Da Redação - LP

A maior edição de todos os tempos das Olimpíadas Escolares, categoria 15 a 17 anos, começam neste domingo, dia 25, em Cuiabá (MT) com a participação de cerca de 6 mil pessoas, entre atletas, treinadores, árbitros, oficiais, voluntários, médicos e Comitê Organizador. A Cerimônia de Abertura será realizada às 19h deste domingo, no ginásio Aecim Tocantins, e as competições começam nesta segunda-feira, em seis locais diferentes. As Olimpíadas Escolares reúnem até o dia 8 de dezembro mais de quatro mil jovens atletas para a disputa de medalhas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). A maior competição esportiva estudantil do país reúne representantes de 25 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, uma delegação da cidade anfitriã e o Reino Unido, convidado internacional com 20 atletas em três modalidades.

“Aqui estamos cuidando do que se tem de melhor do futuro do esporte brasileiro. Nossa maior preocupação é proporcionar uma melhor condição de vida a estes jovens e integrá-los á sociedade através do esporte. Consequentemente, quando se envolve quase dois milhões de jovens por todo o país nas etapas municipais e estaduais, consegue-se atingir resultados para o esporte de alto rendimento. Estamos satisfeitos com o que construímos, mas cientes de que ainda temos muito que crescer. Nossa meta é atingir o maior número possível de municípios e escolas em todo o Brasil”, comentou Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral das Olimpíadas Escolares.


Oito Embaixadores, entre medalhistas olímpicos e pan-americanos, vão participar da primeira etapa da competição, a partir desta segunda, dia 26. São eles: Alison Cerutti, do vôlei de praia, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012; a boxeadora Adriana Araújo, bronze em Londres-2012, o lutador de taekwondo Diogo Silva, ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, bronze em Santo Domingo 2003 e representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Londres 2012, a ginasta Angélica Kvieczynski, que conquistou quatro medalhas nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011; o mesa-tenista Hugo Hoyama, que soma dez medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos e participante das últimas seis edições dos Jogos Olímpicos; a pentatleta Yane Marques, bronze em Londres 2012; a canoísta Ana Sátila, caçula da equipe brasileira em Londres 2012; e a judoca Sarah Menezes, tricampeã das Olimpíadas Escolares, bicampeã mundial júnior e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Ao longo da competição, outros ídolos do esporte nacional como Arthur Zanetti (ginástica artística), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Erika Souza (basquete), Luciano Pagliarini (ciclismo), Lucila Viana da Silva e Maik Ferreira dos Santos (handebol), Tatiana Lemos (natação), e Anderson Rodrigues (vôlei), se juntarão ao time de estrelas selecionado pelo COB para atuar como Embaixadores e também passarão suas experiências à nova geração do esporte.

Nesta segunda-feira, começam as disputas em seis das 13 modalidades esportivas que compõem a programação das Olimpíadas Escolares 2012. As maiores promessas do esporte brasileiro no atletismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, vôlei de praia (modalidade estreante) e tênis de mesa, entram em cena.

Em Cuiabá, as promessas do esporte brasileiro terão incentivos a mais em busca de suas medalhas. Após o evento, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) selecionarão as melhores duplas da competição estudantil para um estágio no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ). Além disso, o COB e observadores das confederações brasileiras olímpicas escolherão destaques da natação e do judô para períodos de aprimoramento técnico com as seleções de suas categorias, em 2013. Além de inserir cada vez mais jovens no esporte através da maior competição escolar do país, o COB pretende com esta ação contribuir para a renovação das modalidades e detectar talentos para o esporte nacional.

Outra motivação para os estudantes será a convocação para o 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália. Os atletas que mais se destacarem no atletismo, judô e natação serão selecionados para a competição na Austrália. Através de convite recebido COB, esta será a primeira vez que o Brasil participará do evento, que acontece de 16 a 20 de janeiro do ano que vem, nas mesmas instalações que receberam os Jogos Olímpicos Sydney 2000.

As Olimpíadas Escolares receberão observadores internacionais de comitês olímpicos e entidades esportivas de 14 países: Alemanha, Argentina, Bangladesh, Camboja, Gambia, Grã-Bretanha, Haiti, Malaui, Moçambique, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Sérvia e Ucrânia. Os representantes de quatro continentes estarão na capital mato-grossense para conhecer todos os detalhes da organização do evento. O programa de observadores tem a chancela do COI, através da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), e desde 2007 já levou 60 visitantes internacionais às Olimpíadas Escolares.

Paralelamente aos eventos esportivos, uma série de atrações culturais e sócio-educativas agitarão o Centro de Eventos do Pantanal, onde foi montado o Centro de Convivência, a base do Comitê Organizador e o restaurante do evento, onde serão servidas mais de 50 mil refeições até o dia 9 de dezembro. Lá, serão realizadas ainda as cerimônias de entregas de medalhas para os vencedores das competições.

Exposição de fotos de atletas olímpicos e da edição 2011 das Olimpíadas Escolares, exibição de filmes do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), estande de livros produzidos pelo selo COB Cultural, exposição de uniformes do Time Brasil Londres 2012, jogo da memória Alimentação Saudável, karaokê do Hino nacional Brasileiro e shows culturais com artistas de Cuiabá são algumas das atrações para os participantes do evento.

Atividades para escolas locais como o teatro de Bonecos, bate-papo com os Embaixadores das Olimpíadas Escolares e doação de livros e cartilhas também estão inseridos no programa, assim como diversas ações de sustentabilidade, como plantio de árvores e iniciativas para reduzir o impacto ambiental do evento.

A organização do evento contará com o apoio de 220 voluntários, sendo 140 mato-grossenses, 60 do exército e 20 vindos de outros estados do país. Os voluntários serão utilizados no apoio às mais diversas funções, entre elas: credenciamento, apoio às delegações e aos atletas, assessoria de imprensa, área técnica, transporte, cerimônias, atividades culturais, refeitório, entre outras.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Imprimir