Imprimir

Notícias / Brasil

Bacias com tinta preta são espalhadas pela praia de Copacabana em ato de defesa dos royalties

R7

 A ONG Rio de Paz fez neste domingo (25) nas areias da praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, um protesto em apoio ao veto da presidente Dilma Rousseff à nova lei de distribuição dos royalties do petróleo.

Dezenas de bacias com tinta preta, representando poços de petróleo e os municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro, foram espalhadas por voluntários nas areias da praia, simbolizando os riscos socioambientais aos quais o Estado estará exposto com a exploração de petróleo no seu litoral. Uma faixa de sete metros de comprimento foi estendida com a seguinte pergunta: É bom para o Brasil quebrar o Rio de Janeiro?.

O ato acontece um dia antes da passeata “Veta Dilma. Contra a injustiça. Em defesa do Rio”. O protesto terá concentração a partir das 14h na Candelária, no centro, e seguirá pela avenida Rio Branco até a Cinelândia.

A campanha quer sensibilizar a presidente Dilma Rousseff (PT) a vetar a proposta do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), aprovada na Câmara dos Deputados em 6 de novembro. De acordo com a proposta do parlamentar, boa parte da compensação financeira paga aos Estados do Rio e do Espírito Santo, que hoje produzem praticamente todo o petróleo do País, seja redividida e direcionada a outros Estados não produtores.
Imprimir