Imprimir

Notícias / Olimpíadas Escolares

Olimpíadas Escolares homenageiam Nelson Prudêncio

Da Assessoria/COB

Técnicos, atletas e árbitros presentes à pista da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) para iniciar as disputas do atletismo nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, para atletas de 15 a 17 anos, se uniram na manhã desta segunda-feira, dia 26, para prestar mais uma homenagem ao medalhista olímpico Nelson Prudêncio, do salto triplo, que faleceu na semana passada, vítima de um câncer no pulmão. O coordenador da modalidade, Manoel Trajano reuniu todos os envolvidos na competição antes do início das provas, e de mãos dadas, cerca de 600 pessoas deram uma volta na pista.

“Esvaziamos as arquibancadas. Todos se posicionaram dentro da pista e lemos um texto em sua homenagem a esse grande educador, pai e atleta. Apesar de o atletismo ser um esporte individual, o Nelson sempre preconizava a união entre todos os envolvidos na modalidade. E é isso que estamos fazendo aqui em Cuiabá”, disse Trajano.

Márcio Vianna Prudêncio, filho de Nelson, se sensibilizou com a homenagem. “Foi muito bonito ver o futuro do esporte brasileiro homenageando o meu pai. O trabalho com a iniciação esportiva sempre foi a sua grande motivação”, disse o professor de educação física de 37 anos. “No fim, o pessoal da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que têm nos ajudado bastante, pediu para todos os atletas competirem em nome do Nelson. Não existe presente melhor”.

Márcio Vianna está acompanhando as Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012 como consultor de um projeto de iniciação esportiva para uma empresa privada. “É um projeto grande que começou há apenas quatro anos, mas já tem seis estações (sedes) em cinco estados brasileiros. Cada estação trabalha com 200 crianças em média só no atletismo, mas temos ainda natação, futebol e no Rio de Janeiro judô. Todos os jovens são vinculados às escolas, damos apoio psicológico e pedagogo e ainda conseguimos cursos para a garotada, ou seja, tem o lado social também”, disse Márcio.

O projeto atende às seguintes cidades: Tucumã e Barcarena (PA), Arari (MA), Serra (ES), Brumadinho (MG) e Rio de Janeiro, mas precisamente dentro do estádio Engenhão. No entanto, somente atletas de serra, no Espírito Santo, estão disputando as Olimpíadas Escolares 2012.

Sobre Nelson Prudêncio, Márcio afirmou: “Ele foi um excelente pai e um profissional ético que deixou um bom exemplo para todos. Uma pessoa muita serena e nós vamos lembrar dele assim Se nós conseguirmos fazer um pouquinho do que ele realizou, já ficaremos felizes”, disse o educador, que também foi atleta.

A contribuição de Nelson Prudêncio, principalmente à cidade de São Carlos, onde morava, está presente no âmbito esportivo e acadêmico. Quando atleta, Prudêncio conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do México, em 1968, e bronze em Munique, em 1972. Ele é considerado um dos grandes nomes na modalidade no Brasil, ao lado de João do Pulo e Adhemar Ferreira da Silva. Foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo e professor Doutor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde ministrava aulas no curso de Educação Física.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Imprimir