Imprimir

Notícias / Variedades

Viradão Carioca tem mais de 300 eventos culturais espalhados pela cidade

ABr

O Rio de Janeiro promove até amanhã (7) o Viradão Carioca com mais de 300 eventos de música, cinema, teatro, arte circense e outras manifestações culturais, em sua maior parte gratuitas, espalhadas por 76 espaços em toda a cidade. O Viradão Carioca é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, inspirado na Virada Cultural, que ocorre há cinco anos na capital paulista


A abertura oficial da maratona de 48 horas de eventos foi às 21 horas de ontem (5), no palco Rio de Janeiro, Fevereiro e Março, montado na Praça XV, no Centro da cidade, com um show do cantor e compositor Carlos Lyra, um dos ícones da bossa nova. Para uma praça lotada, ele apresentou suas composições, abrindo o espetáculo com a canção Minha Namorada, parceria sua com Vinicius de Moraes. A atração seguinte no palco da Praça XV foi o sambista Dudu Nobre, e encerrando a festa, à meia-noite, o show foi da cantora Beth Carvalho.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, o Viradão Carioca tem como lema “A cultura como um direito à cidade e à ocupação das ruas e espaços públicos”. Além da diversidade, a programação foi montada no sentido de levar às zonas norte e oeste – áreas mais carentes da cidade – artistas que normalmente se apresentam mais em palcos da zona sul e do centro, como é o o caso dos cantores Zélia Duncan, hoje (6), e Milton Nascimento, amanhã (7), no Palco Brasil Plural, em Bangu.

A música clássica também não ficou de fora do Viradão Carioca. O evento Rio Folle Journée, que há três anos ocorre no primeiro fim de semana de junho, oferecendo uma maratona de concertos gratuitos, integrou-se à programação do Viradão, com atrações como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, às 21 horas de hoje na Sala Cecília Meireles.



.
Imprimir