Imprimir

Notícias / Economia

Reembolso ao governo dos EUA pode ser maior que esperado--jornal

Reuters

O governo norte-americano deve anunciar na próxima semana um número maior que o esperado de grandes instituições financeiras que serão autorizadas a reembolsar os recursos dados pelo governo, informou o jornal Washington Post neste sábado.

Citando fontes que falaram sob condição de anonimato já que o anúncio oficial ainda não foi feito, o jornal informou que o tamanho dos reembolsos pode ser o dobro da estimativa inicial de 25 bilhões de dólares.

Isso pode significar que quase todas as nove instituições que tinham reservas suficientes, de acordo com o "teste de estresse" feito pelo governo norte-americano, serão autorizadas a retornar o dinheiro ao Tarp, sigla em inglês para Trouble Assets Relief Program, do Departamento de Tesouro.

Entre as empresas estão JPMorgan Chase & Co, American Express Co, Bank of New York Mellon Corp, BB&T Corp, Capital One Financial Corp, Goldman Sachs Group Inc, State Street Corp e U.S. Bancorp. MetLife Inc, a nona empresa, não obteve recursos do Tarp.

As instituições querem reembolsar o governo o quanto antes para se livrarem de obrigações como restrições à compensação de executivos, pagamentos de dividendos entre outras.

O governo também vê os reembolsos como um sinal positivos para instituições financeiras que levantaram mais capital que o necessário para sair do programa de ajuda.

A reportagem do jornal também disse que o Tesouro poderia divulgar novas regras para compensação de executivos para instituições assistidas pelo programa de ajuda já na próxima semana.

As práticas de compensação a executivos em Wall Street serão tema de audiência do Congresso na próxima semana.

O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara planeja audiência no dia 11 de junho sobre como eliminar tais práticas que animaram a tomada excessiva de riscos e contribuíram para o colapso financeiro que atingiu a economia norte-americana.
Imprimir