Imprimir

Notícias / Copa 2014

Cuiabá muda projeto do Verdão

Da Redação/KM com assessoria

Três dias após Cuiabá ser anunciada como a sede do Pantanal para a Copa 2014 uma decisão dos coordenadores da candidatura da cidade surpreendeu aos arquitetos e membros do comitê gestor da Copa no Brasil.

Sem explicações formais, o presidente do Comitê Pró-Copa do Mundo em Cuiabá e secretário de Turismo Yuri Bastos informou aos arquitetos do escritório Castro Mello, que desenvolveram o projeto responsável pela classificação do novo Verdão apresentado a Fifa, que eles não seriam mais os profissionais responsáveis pela arquitetura do estádio José Fragelli (Verdão).

No início de maio deste ano, membros do Sinaenco (Sindicato da Arquitetura) estiveram em Cuiabá para encontro com o secretário. Na ocasião, Bastos disse que caso a Fifa escolhesse Cuiabá, o projeto seria modificado para baratear o custo da obra. Procurado pela redação do Portal da Copa, Eduardo Castro Mello informou que fez o projeto básico em apenas 15 dias, entre natal e ano novo, para que pudessem atender ao cronograma da Fifa e que em nenhum momento foi procurado pelos responsáveis da candidatura da cidade para fazer modificações no projeto. “Se fossemos procurados, certamente buscaríamos soluções para atender a necessidade do cliente” diz Castro Mello.

De 8 a 10 de junho, haverá, no Rio, reunião para tratar de estádios e de outros aspectos de cada projeto, como infraestrutura das cidades. Neste evento saberemos a reação que a Fifa terá com a repentina mudança no projeto escolhido pela cidade.
Imprimir