Imprimir

Notícias / Esportes

Olimpíadas Escolares 2012 contam com o apoio de 220 voluntários

Da Assessoria/ Secom Cuiabá

A edição de 2012 da etapa de 15 a 17 anos das Olimpíadas Escolares, realizada em Cuiabá entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, conta com a participação de 220 voluntários, que atuam nos mais diversos setores da organização do evento. Em sua maioria, são acadêmicos de faculdades locais, que tem nas Olimpíadas Escolares, a oportunidade de participar de uma competição esportiva de grande porte. Entre os voluntários, estão universitários dos cursos de medicina, fisioterapia, comunicação social e educação física.

Um dos voluntários é Heverton Santos de Oliveira, de 34 anos, acadêmico do segundo semestre do curso de educação física da Universidade de Cuiabá (UNIC). Heverton é conhecido como "Perereca" e foi o goleiro titular do time do Mixto, campeão da Copa Mato Grosso de futebol profissional, encerrada no último dia 15 de novembro. O mixtense está encarregado de acompanhar a delegação da Paraíba, estado em que já atuou, como jogador, defendendo o Campinense.

"Estou aprendendo muita coisa aqui nas Olimpíadas Escolares. Tem sido uma experiência maravilhosa para mim, inclusive como jogador. Muita coisa que vi aqui, poderei aplicar dentro dos gramados, sem contar na questão da organização do evento, além do comprometimento. A estrutura que o Comitê Olímpico Brasileiro montou aqui é enorme. Quero aplicar o que tenho aprendido aqui na minha carreira e pretendo não me prender apenas ao futebol, e neste sentido, esta experiência tem sido muito proveitosa", disse Heverton.

As Olimpíadas Escolares contam também com voluntários de outros estados, como Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná, de onde veio a também estudande de educação física da PUC, Andrielle Costa, de 21 anos. A curitibana está no último período e participou da etapa de 15 a 17 anos das Olimpíadas Escolares em Curitiba, em 2011.

"A proximidade com os atletas olímpicos, além de ver a futura geração de esportistas brasileiros, é o que me fez participar do evento. Fiz muitos amigos na edição de 2011, em Curitiba, e quis participar outra vez, desta vez em Cuiabá. A grandiosidade do evento me chamou muita atenção, principalmente pela organização. No ano passado, acompanhei a delegação do Piauí e este ano, estou com os embaixadores do evento. Se estiver oportunidade, continuarei participando das próximas edições, mesmo já formada" declara Andrielle, que mira mais longe ainda. "Meu sonho mesmo é participar em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro".

No total, são 220 voluntários, sendo 140 de Mato Grosso, além de outros 20, de várias partes do país. Completam a lista ainda 60 militares do Exército Brasileiro. Para Sheila Patrony, coordenadora dos voluntários da etapa de Cuiabá das Olimpíadas Escolares, o trabalho dos voluntários é de extrema importância e usa ela própria como exemplo.

"A função do voluntário é de prestar apoio em todas as áreas do evento que necessitem de ajuda. O que mais é gratificante neste trabalho, é ver o crescimento das pessoas em relação a sua vida pessoal e em sua carreira profissional. Falo isso por mim mesmo, pois comecei como voluntária em 2007, nas Olimpíadas Universitárias em Blumenau (SC). Gostei tanto do ambiente que participei de outras edições, como nas Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas, em 2007 e 2008, e nas Universitárias de Maceió, em 2008. Em 2009 fui contratada para trabalhar nas Olimpíadas Escolares em Londrina (PR), na área de coordenação de voluntários. Tenho orgulho de ter sido voluntária e hoje ter sido contratada para trabalhar na mesma área que comecei" destaca Sheila.
Imprimir