Imprimir

Notícias / Mundo

Israel critica "impotência" da AIEA perante Irã e Síria

Folha Online

Israel criticou neste sábado a "impotência" da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para realizar um controle eficaz sobre os programas nucleares do Irã e da Síria.

"O último relatório da AIEA revela a impotência da agência para praticar um controle total e eficaz sobre o Irã, uma vez que este país se recusa a cooperar", afirma um comunicado da Comissão israelense de energia atômica.

"O documento prova que a comunidade internacional e Israel não podem depender da AIEA em relação ao Irã. Em tais condições, é necessário que a comunidade internacional tome imediatamente medidas firmes para garantir que o Irã não possa produzir armas nucleares", acrescenta o comunicado.

A agência israelense informou ainda que "a fraqueza comprovada atualmente pela comunidade internacional faz com que países como a Coreia do Norte não levem em consideração as advertências, e por isso as lições de tal política são aprendidas pelo Irã".

Sobre a Síria, o comunicado destaca que o relatório da AIEA apenas "reforça as suspeitas, segundo as quais a Síria tenta esconder as provas de suas atividades nucleares secretas, que no sítio de Dair Alzur, no leste do país".

"Israel exige uma investigação sem manipulações políticas e honesta sobre a Síria", conclui o texto.

Irã

Nesta sexta-feira (5), a AIEA criticou a falta de cooperação do Irã em relação ao seu programa atômico. Segundo um alto funcionário da ONU em Viena, desde fevereiro "houve muito pouco progresso" nas investigações sobre o programa atômico iraniano.

Em seu relatório mais recente sobre o país, a agência afirma que Teerã já produziu 1.339 kg de urânio pouco enriquecido. Na comparação com fevereiro, a quantia total do material cresceu 33%.

A república islâmica assegura que seus esforços nucleares têm apenas objetivos pacíficos como a geração de energia elétrica. Já os Estados Unidos afirmam, com base em uma série de documentos, que o Irã pretende desenvolver a bomba atômica.
Imprimir