Imprimir

Notícias / Educação

Confira dicas de geografia e história para o vestibular 2013 da Unimontes

G1

 A última reportagem da série produzida pelo G1 durante esta semana com dicas para o vestibular 2013 da Universidade Estadual de Montes Claros traz orientações para as provas de história e geografia. Nesta última, a atenção deve estar voltada para a geografia moderna, pois a prova enfoca as novas relações dos homens entre si e com a natureza, conforme explica o professor Anderson Araújo.

As questões contém gráficos, textos e imagens que exigem do candidato atenção, interpretação e domínio do conteúdo. "Estar por dentro da dinâmica das transformações da sociedade brasileira e mundial é fundamental para o sucesso no processo seletivo", ressalta o educador com 11 anos de experiência.

Os aspirantes a universitários devem estar atentos aos acontecimentos da atualidade, na nova lógica de organização do espaço mundial e no desenvolvimento sustentável. Temas como a crise economica mundial, a primavera árabe, movimentos separatistas como os que ocorreram na Catalunha e na Escócia e a Rio + 20 são passíveis de serem cobrados.

Exemplo (Unimontes - 2010)

A partir da charge, podemos inferir que:
A) A crise é ocasionada pelo excesso de investimentos em capital fixo, principalmente nas bolsas de valores.

B) A crise financeira mundial atinge as economias nacionais com maior intensidade e rapidez por causa da globalização.

C) A economia mundializada é menos susceptível às oscilações das bolsas de valores e investimentos em capital volátil.

D) A estatização das empresas de diferentes setores produtivos é a principal causadora da atual crise mundial.
Segundo o professor, esta questão retrata bem o modelo do vestibular. A respostas correta é a letra B. Para entender a imagem, o candidato precisa ter compreensão de temas da atualidade.

A charge faz referência a uma espécie de vírus se espalhando por várias cidades globais como Nova York, Paris, Londres, São Paulo e Buenos Aires (aferidos de acordo com as características arquitetônicas). "O 'vírus' trata-se dos efeitos da crise economica deflagrada nos Estados Unidos e que se espalhou pelo mundo devido ao processo de globalização", explica.

História

A interpretação de imagens também será fator decisivo na prova de história da Unimontes. Nos últimos vestibulares, foram cobradas questões que envolvem a novela "O Clone" e desenho "Alô Amigos" (1941) de Walt Disney, por exemplo. A prova também deve abordar os principais acontecimentos da história nacional e internacional.

"O candidato deve ficar atento a questões sobre o Oriente Médio e o mundo islâmico. Cabe lembrar que, nos últimos tempos, a presidente Dilma Rousseff tem defendido o combate a islamofobia, Fator este fundamental para a paz mundial", lembra o professor Alessandro de Almeida, com 12 anos de estrada.

Os estudantes também não podem deixar de revisar os conteúdos sobre história geral: Renascimento, Reforma Protestante, Revoluções Burguesas, Imperialismo, Crise da OPEP e Consenso de Washington. E sobre a História do Brasil: Brasil Colônia, República Velha, Populismo e Ditadura Militar.

Exemplo (Unimontes 2012)

Entre os anos 1960 a 1980, inúmeros acontecimentos marcaram a emergência da islamofobia, conflitos e grupos terroristas no Oriente. A esse respeito julgue os itens abaixo e assinale a proposição correta.

I - Em 1975, a guerra do Líbano marcou a rivalidade entre maronitas e muçulmanos, intensificada após a frequência dos conflitos árabe-israelenses.

II - A Revolução Islâmica do Irã (1979) contribui para a aproximação do Hamas com grupos diplomáticos libaneses.

III - O Hamas, constitui um grupo nacionalista/terrorista de tradição xiita que defende a causa palestina.

IV - A criação da OLP (Organização de Libertação da Palestina) foi utilizada como justificativa para a Guerra dos Seis Dias 1967, vencida pelo Estado de Israel.

A proposição correta é:

A) I e II
B) III e IV
C) I e IV
D) II e IV
Segundo o professor, a alternativa correta é a letra C, pois o erro está no fato de que a Revolução Islâmica do Irã dificultou a relação do Irã com os Estados Unidos. Tal problemática não está vinculada ao Hamas, grupo que defende a causa palestina e segue a religiosidade sunita que não é predominante no Irã.

"No item III, novamente o aluno deveria saber que o Hamas é um grupo sunita. Muçulmanos moderados que aceitam um pouco melhor o diálogo com os ocidentais, apesar de que o líder sunita, geralmente, ter a pretensão de expandir o islamismo pelo mundo", diz o professor.
Imprimir