Imprimir

Notícias / Esportes

Felipão: 'Em 2013 Neymar vai estar entre os três melhores do mundo'

Globo Esporte

Luiz Felipe Scolari foi anunciado técnico da seleção brasileira na última quinta-feira. De lá para cá, o treinador já participou de inúmeras entrevistas, do sorteio da Copa das Confederações e já está tendo que colocar a mão na massa para montar a equipe canarinho para os primeiros compromissos de 2013. Nesta segunda-feira, em entrevista ao site oficial da Fifa, o comandante reafirmou que fará uma mescla entre juventude e experiência, elogiou Cristiano Ronaldo e afirmou que, em 2013, Neymar estará no topo da lista dos melhores do planeta.

- O Neymar, a partir do ano que vem, não deverá estar incluído entre os dez melhores, mas entre os três. Provavelmente será essa a condição dele. O Neymar não precisa ir para a Europa para ser escolhido o melhor do mundo, até porque o treinador que ele tem hoje no Santos é uma pessoa que vem trabalhando com ele há mais de um ano e, durante esse tempo, a gente nota a mudança do Neymar em relação à atitude, ao posicionamento em campo. O Muricy ajudou e ainda ajuda muito o Neymar a crescer na parte tática. Não acredito que ele tenha obrigação de ir para a Europa para que evolua. Quem conhece o Neymar sabe que há uns dois ou três anos ele vem evoluindo muito bem e que provavelmente ainda vai evoluir muito mais - avaliou.

Felipão revelou os próximos passos a serem seguidos no planejamento da Seleção rumo à Copa das Confederações. De acordo com o treinador, ele já tem uma ideia da equipe que vai colocar em campo no primeiro amistoso de 2013, contra a Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres.

- Eu tenho um processo mental de visualizar os atletas que poderão ser convocados já nesse primeiro amistoso e tenho uma ideia de colocação em campo. Até porque serão apenas dois dias de trabalho. Eu tenho a ideia pelo que vinha observando dos jogos, e agora se trata de pôr em prática nos dois dias de treinamento e, depois, no jogo, para ver se aquilo bate com o que tenho pensado ou se, no decorrer dos amistosos e da Copa das Confederações, a gente fará mudanças - disse o comandante canarinho, lembrando que alterou o esquema da equipe antes da Copa de 2002 após a disputa da Copa América (NR: a equipe saiu do 4-4-2 tradicional e passou a atuar no 3-5-2, com três zagueiros).

O treinador da seleção brasileira também foi questionado sobre o prêmio "Bola de Ouro da Fifa". Na opinião de Felipão, José Mourinho, do Real Madrid, deveria ser escolhido o melhor treinador pelo conjunto de seu trabalho ao longo dos anos. E quem seria o melhor jogador? Lionel Messi, Andrés Iniesta ou Cristiano Ronaldo. O técnico canarinho não pensou duas vezes ao pontar o seu ex-pupilo de Portugal como o principal atleta de 2012.

- Eu vi todos jogarem, claro, mas trabalhei apenas com o Cristiano e eu acho que ele, também pelo decorrer do que fez no Manchester United, na seleção portuguesa e no Real Madrid, merece o reconhecimento. Eu votaria nele. Ele vem numa sequência espetacular de quatro ou cinco anos e venceu apenas uma vez. Eu o escolheria. Também porque, por ter trabalhado com ele, sei da dedicação; de quanto ele se envolve com sua condição física e técnica para melhorar e alcançar o objetivo de ser o melhor do mundo.

A primeira convocação de Luiz Felipe Scolari acontecerá no dia 23 de janeiro, provavelmente em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Imprimir