Imprimir

Notícias / Brasil

Holerite on-line aumenta segurança de funcionários e economia de papel

G1

Cada vez mais empresas e órgãos públicos estão oferecendo aos funcionários a versão on-line do comprovante de pagamento. A digitalização aumenta a segurança dos funcionários, que podem ter as informações salariais preservadas, e economiza no uso de papel.

Quem antes guardava os holerites, agora apenas confere os valores sem imprimir. Em São Carlos (SP), a assistente contábil Ângela Almeida de Medeiros, por exemplo, tinha o hábito de guardar todos os comprovantes de pagamento. “Se precisar está tudo lá, vejo que está tudo certo e confio plenamente. Acho que não tem mais a necessidade de guardar vários papéis”, disse.

A digitalização dos holerites traz vantagens para os funcionários e para as empresas. Segundo o supervisor de recursos humanos Dijanir Ferreira, a segurança é o principal motivo para disponibilizar a o serviço on-line. “Esse documento deixa de ser fornecido por outras pessoas para o funcionário, o que traz mais segurança. Além de a empresa ter uma redução de 10% de papel nos últimos dois anos, o que acarretou em uma economia de R$ 3 mil”, afirmou.

Para Giovania Menegatto, analista de qualidade, a mudança só facilitou o dia a dia. “Há algum tempo que utilizo serviços on-line, então quando a empresa disponibilizou os holerites, realmente fica mais tranquilo para ter as informações que se precisa, sem precisar ir constantemente ao recursos humanos”, revelou Giovania.

O gerente regional do trabalho Antônio Valério Morillas Júnior, precisou desses documentos e disse que é importante guardar todos os comprovantes de pagamento, seja na versão impressa ou em arquivos digitais até a chegada da aposentadoria. “De 1984 a 1989, recebi adicional de periculosidade. E para contar esse tempo como aposentadoria especial, precisei fazer a comprovação, pois o governo não possuía esses dados disponíveis. Se não tivesse o comprovante dos recibos desta época, certamente teria perdido esse tempo para contagem especial”, contou Morillas.

A empresa é obrigada a oferecer a versão impressa, de acordo com a vontade do trabalhador. “Se o trabalhador requerer, a empresa tem que disponibilizar essa versão impressa também”, informou o gerente regional do trabalho.

Imprimir