Imprimir

Notícias / Educação

Após fim do ano letivo, material didático é rasgado e jogado pela rua

G1

Após o término do ano letivo na sexta-feira (30), alunos da escola estadual João Firmino de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP), rasgaram parte do material escolar e jogaram na rua. O leitor Bruno Vinicius Oliveira Soares, que tem 22 anos e mora próximo ao local, fotografou os papéis espalhados pela rua na manhã de sábado (1º).

“Eu achei um absurdo, os livros dados pelo governo rasgados pelas ruas. Meu irmão estuda também, e ele devolve o que tem que devolver e guarda os outros livros”, diz Soares. “Poderia deixar para os alunos do próximo ano”, completa.

Nota da Redação: A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que o material fotografado pelo leitor não se trata de livros didáticos, e sim apostilas. Elas são consideradas “consumíveis” e, por isso, não há possibilidade de repassá-las para turmas seguintes, ainda segundo a secretaria. Já os livros didáticos são recolhidos e reaproveitados por outros alunos.

A direção da escola João Firmino de Araújo afirma que estimula os alunos a entregarem as apostilas na própria instituição, para que elas sejam encaminhadas para reciclagem. De acordo com a direção, alguns alunos já devolveram o material deste ano, e casos como o registrado pelo leitor são considerados “isolados”.


Imprimir