Imprimir

Notícias / Copa 2014

Municípios se preparam para colher bons frutos com a Copa

Da Assessoria - Secom MT

Uma semana após o anúncio oficial de Cuiabá como uma das cidades-sede da Copa 2014 - Copa do Pantanal - é possível notar que a população mato-grossense entendeu a importância e dimensão do evento e quer estar pronta para colher os frutos positivos disso. Em viagem há dois municípios nessa sexta-feira e sábado (06.06), o secretário-chefe da Casa Civil e Comunicação Social, Eumar Novacki, pôde observar o interesse tanto por parte do poder público municipal como da população de um modo geral. Novacki visitou Alto Paraguai e os atrativos turísticos de Nobres.

Alto Paraguai intensificou o trabalho de divulgação da potencialidade do município no ecoturismo e em Nobres, a expectativa é fortalecer e melhorar ainda mais a exploração turística. A preocupação agora é com infraestrutura e qualificação da mão-de-obra que atenderá os turistas. Sobre infraestrutura, o Governo do Estado anunciou o asfaltamento de um trecho de 44 quilômetros na MT 241, que faz a ligação do distrito de Bom Jardim (Nobres) à região de Manso. “O governo está fazendo a sua parte, como esse asfalto que liga Nobres a Manso (em fase de licitação). Vamos investir na infraestrutura e fazer com que as cidades tenham condições de explorar o seu potencial, agora todos precisam se engajar e buscar alternativas criativas que contribuam com esse processo”, avaliou o secretário-chefe da Casa Civil.

No distrito de Roda D'água, um pequeno distrito de Nobres, com três mil habitantes, a Copa em Cuiabá é o comentário nas rodas de conversa e o entusiasmo é grande com as mudanças que poderão ocorrer por conta disso. O radialista Edemar Bueno está confiante no desenvolvimento que virá e diz que o otimismo tomou conta da população de Roda D’água. “Estamos empolgados, queremos nos organizar e qualificar. Acho que agora as coisas vão acontecer”, comentou o radialista.

O assunto tomou a mesma proporção no meio dos grandes empresários. Os proprietários dos atrativos turísticos de Nobres têm os olhos voltados para chegar em 2014 com condições de aproveitar a demanda e o impacto positivo.

Na Fazenda Santo Antônio (cerca de 20 km de Bom Jardim), um atrativo turístico onde a natureza oferece um cenário paradisíaco, o local envolto em paredões com um lago natural e a cachoeira da Serra Azul (principal atrativo), a mobilização é a mesma. O proprietário Rodolfo Campos define a Copa como um dos eventos mais assistidos no mundo e acredita que mudará a história de Mato Grosso. Rodolfo se mostrou animado com a visita oficial do Governo do Estado nesse sábado (06.06). “É muito importante receber o secretário aqui, porque mostra a preocupação do Governo do Estado em nos ajudar na infraestrutura, logística, para podermos explorar todo o nosso potencial”. A Fazenda será um dos atrativos beneficiados com o asfalto.

Em visita ao local, o empresário do ramo da construção civil Jorge Figueiredo falou que ser uma das sedes de jogos da Copa 2014 foi a melhor coisa que aconteceu para o Estado e atribui isso ao empenho do governador Blairo Maggi. “Será uma grande transformação no desenvolvimento, uma aceleração do crescimento e deixará um legado fantástico”, salientou o empresário.

Bem informado sobre o processo, Jorge Figueiredo reproduziu a preocupação do governador de que o mais fácil foi o que aconteceu até aqui, ser uma das escolhidas, e o mais difícil está por vir, mas acredita que o Estado terá a mesma competência para fazer acontecer.

A visita do secretário Eumar Novacki, que esteve acompanhado do presidente do Detran, Teodoro Lopes (Dóia) e do presidente do Intermat, Afonso Dalberto nesses municípios foi exatamente conhecer melhor as potencialidades turísticas e traçar metas do que deve ser feito de agora em diante. “Temos que nos preparar e ser competentes. Mato Grosso será divulgado mundialmente, suas belezas, suas riquezas. Se até hoje o Pantanal era dividido com Mato Grosso do Sul, agora será de Mato Grosso e isso será propagado para o mundo todo”, finalizou.




Imprimir