Imprimir

Notícias / Olimpíadas Escolares

Pernambuco vence por um gol e encara Espírito Santo na final do handebol

Da Assessoria/ COB

O time feminino de handebol do Colégio Anglo Líder, de Recife (PE), venceu o Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni (RJ) por 18 x 17, no ginásio Aecim Tocantins, nesta sexta-feira, dia 7, e se classificou para a final da Primeira Divisão das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, para atletas de 15 a 17 anos. Na disputa pela medalha de ouro, às 10 horas deste sábado, no mesmo local, as pernambucanas vão enfrentar o Colégio Castro Alves, de Cariacica (ES), que derrotou o Colégio Santa Maria, de Cascavel (PR) por 22 x 15, na outra semifinal.

Destaque da partida, armadora esquerda Cecilia Marinho marcou dez gols, diversos em tiros de sete metros. “O time tem sete jogadoras, não é só eu. Fizemos um bom trabalho de marcação e agora vamos enfrentar novamente as capixabas, que nos venceram ontem (quinta-feira). Vamos fazer de tudo para conquistar mais uma vitória”, disse a atleta de 16 anos e 1,83m.

Atuando com duas pivôs, Nadyne Morcineck, de 1,90m e 17 anos, e Jessica Costa, a equipe carioca dominou o primeiro tempo, chegando a abrir três gols de vantagem: 9 x 6. Nesse momento, o técnico da equipe pernambucana, Cristiano Silva pediu tempo e o jogo começou a mudar. “Ele pediu calma. A gente estava precipitando muitos ataques, jogando muito pelo meio e ele pediu pra gente jogar mais pelas pontas”, explicou Cecilia.

No segundo tempo, depois de dois belos contra-ataques finalizados pela ligeirinha ponta direita Francyele Lira, as pernambucanas passaram a frente no placar (14 x 13) e conseguiram manter a vantagem de um o até o fim do jogo.

Destaque ainda para a pequena Daniele Santana, de apenas 1,65m que se desdobrou na marcação, parando inclusive a pivô Nadyne, da equipe carioca. “Nossa time jogou com muita vontade. Marcamos bem e conseguimos nos superar. Mas amanhã tem mais”, disse a baixinha de 16 anos, ainda com lágrimas no rosto.

Nadyne lamentou a derrota. “Foi um jogo duro, mas demos mole no fim. Paciência. Agora é levantar a cabeça porque amanhã temos a disputa pela medalha de bronze”, disse. Pela equipe carioca, o maior destaque foi a armadora central Fabiane Santos, que também atuou na armação direita. Neste sábado, as cariocas encaram o time paranaense na disputa pelo terceiro lugar, a partir das 8h30, no ginásio Aecim Tocantins, com entrada franca.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Imprimir