Imprimir

Notícias / Política MT

Dois candidatos têm apoio de 60% para presidir Câmara de Vereadores

Da Redação - Jonas da Silva

A disputa pela Presidência da Câmara de Cuiabá está acirrada. Agora, o novato vereador eleito Onofre Júnior (PSB) entrou de cabeça na disputa pela Presidência da Câmara de Cuiabá desde a quinta-feira à noite. Ele tem apoio de sete parlamentares, entre aqueles que apoiaram ou não o prefeito eleito Mauro Mendes (PSB).

Um dos seus fortes concorrentes é o vereador mais votado, João Emanuel (PSD), que afirma ter apoio de um “grupo consolidado do PT, PMDB, PSD e PRTB”, mas, com possibilidade de agregar “mais cinco”. Juntos, Onofre e Emanuel têm 60% dos 25 vereadores. Além deles, estão com candidaturas postas Dilemário Alencar (PTB) e o atual presidente Júlio Pinheiro (PTB). A eleição será dia 1º de janeiro, na posse.

Júlio Pinheiro quer candidatura única para Mesa; João Emanuel discorda
PTB de Cuiabá baixa resolução para vereadores eleitos votarem em Júlio Pinheiro para presidente da Câmara

“Onde fui não encontrei nenhum tipo de resistência e outros vereadores ficaram de falar nos partidos. Temos sete apoios garantidos”, conta o jornalista Onofre Júnior. O apoio soma quatro a cinco partidos.

Júlio Pinheiro teria apoio de alguns vereadores eleitos e não eleitos e mais próximos, como do PTB (Clovito, Leonardo Oliveira) e Chico 2000 (PR). Além de Adevair Cabral (PDT), que teria feito apoio com Júlio. O problema dele é que dentro do partido há a dissidência e desejo de candidatura do ex-secretário municipal e vereador reeleito Dilemário Alencar (PTB). Mas, uma resolução do presidente do diretório estadual, prefeito Chico Galindo, determina

O grupo dos chamados 18 vereadores que fazia reuniões periódicas semanais foi implodido. Em um dos casos, na terça-feira, os vereadores Juca do Guaraná (PT do B), Lilo Pinheiro e Wilson Kero Kero, ambos do PRP, estão como independentes.

A reportagem tentou contato com Dilemário Alencar e Júlio Pinheiro, mas ambos não conseguiu falar com ambos.
Imprimir