Imprimir

Notícias / Brasil

'Todo mundo estava desesperado', diz estudante sobre queda de tendas

G1

Três estudantes de São Carlos (SP) relataram neste domingo (9) o susto e os momentos de desespero que cerca de 2,8 mil pessoas passaram com o desabamento de tendas e camarotes da festa universitária Carnafacul. As estruturas, que cederam com o forte vendaval que atingiu a cidade na noite deste sábado (8) , deixaram 22 pessoas feridas.

De acordo com estimativa dos bombeiros, a ventania pode ter ultrapassado os 80 km/h, fazendo com que as estruturas instaladas em uma área do distrito industrial não resistissem. Banheiros químicos e carros também foram danificados. O resgate às vítimas mobilizou o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), a Defesa Civil e a Ortomed.
Universitários relatam momentos de desespero quando tendas caíram em festa em São Carlos (Foto: Pedro Santana / EPTV)Universitários relatam momentos de desespero
quando tendas caíram (Foto: Pedro Santana / EPTV)

A estudante universitária Bruna Fernanda Minto foi atingida no ombro. “Eu estava de costas para o vento, ai um amigo nosso falou calma e abaixa. A minha amiga me puxou e eu só vi a estrutura em mim já. Eu percebi porque eu vi todo mundo abaixado. A minha amiga começou a gritar. Me atingiu no ombro, mas não machucou, foi um susto. Na verdade todo mundo se apavorou”, diz.

As vítimas tiveram apenas ferimentos leves e foram socorridas para unidades de saúde próximas ao local. “A gente estava no camarote, por volta das 20h começou a ventar e chover muito. Caiu a viga e muitas pessoas seguraram e saíram. Estava todo mundo desesperado na hora e fomos embora. Acredito que o vento veio de surpresa, porque a estrutura estava ótima”, afirma o estudante universitário Lucas Putti.
saiba mais

Veja fotos dos estragos causados por um vendaval no Carnafacul em São Carlos
Vendaval derruba tendas e deixa feridos em festa em São Carlos, SP

O recinto e as estruturas foram periciados na manhã deste domingo (9), para constatação das causas do incidente. O laudo deve sair em até 30 dias. A Defesa Civil e os bombeiros não encontraram irregularidades de segurança na noite de sábado. Toda a documentação para a realização do evento estava em ordem. “A estrutura estava perfeita, adequada para as pessoas. O problema foi que o vento veio de surpresa e derrubou a parte mais fraca que é a lona. O atendimento foi rápido e já tinha gente de plantão, os paramédicos, o Samu, os bombeiros e a polícia chegaram bem rápido”, ressalta o estudante universitário Thalles Sued.

Show cancelado
A festa, que teve início marcado para 14h de sábado, reuniu cerca de 2,8 mil pessoas. No site oficial do Carnafacul, a organização explica que o evento seria ao ar livre, em área não totalmente coberta. Além disso, menciona que a festa ocorreria mesmo em caso de chuva.

Após o vendaval, o show da banda Jammil e uma noites foi cancelado. O diretor comercial do Carnafacul, Davi José Tabanal, informou que a organização vai estudar uma nova data para a realização do show, o que vai depender da disponibilidade de agenda dos músicos.

Sobre o incidente, ele informou que no local havia cerca de oito tendas e que o vento forte causou os estragos. Disse também que o prejuízo foi grande, mas ainda não foi calculado. Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo canal de atendimento do site oficial.
Imprimir