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Notícias / Educação

Encontro de educadores avalia ensino e planeja ações futuras

Da Assessoria/Seduc-MT

Avaliar o ensino ofertado nos 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) de Mato Grosso, promover formação continuada, e planejar as ações futuras são os objetivos do 1º Encontro de Avaliação das Políticas dos Cejas. O evento de três dias foi aberto na tarde desta segunda-feira (10.12), pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.

Cerca de 150 profissionais da educação entre diretores, coordenadores pedagógicos e de áreas do conhecimento humano participam do Encontro. Além do secretário o dispositivo de abertura foi composto pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público do Estado (Sintep-MT), Henrique Lopes, pela secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, pelas superintendentes de Formação e Diversidades, Ema Marta Cintra e Débora Pedrotti, entre outros.

O secretário destacou que atualmente a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede estadual, conta com 80 mil alunos matriculados, sendo que desse total 33% estudam nos Cejas. Ele ressaltou que durante um bom tempo a EJA foi tratada como ensino de segunda categoria. “Mas em 2007 quando tomei posse como secretário de Educação definimos com os profissionais da área, que precisavamos ter uma política específica para essa modalidade de ensino. Nesse sentido implantamos os Cejas em 2008”, lembrou.

Ságuas citou que antes dos Cejas, os professores que trabalhavam com a Educação de Jovens e Adultos não tinham atribuição de aula específica para a modalidade, as orientações curriculares da EJA eram as mesmas do Ensino Regular e os alunos da modalidade não recebiam merenda escolar. “Superamos essas deficiências com os Centros e essa trajetória precisa ser avaliada por vocês. Além disso, os problemas devem ser discutidos com apontamento de soluções para melhorarmos cada vez mais a qualidade do ensino ofertado a esse público, que não pode concluir os estudos na idade certa”, disse.

De acordo com a coordenadora da EJA na Seduc, Maria Luzenira Brás, em conjunto com o 1º Encontro de Avaliação, o evento engloba a 3ª Formação Continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos e dos Cejas. “Além da avaliação convidamos os profissionais dos Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros) para discutir conosco a formação continuada, que é ofertada aos educadores da EJA. Todo esse trabalho tem como meta principal a melhoria de qualidade do ensino ofertado aos nossos alunos”, afirmou.

Para o coordenador do Fórum Estadual de EJA, que congrega governo, entidades sociais e do terceiro setor, Alexandre Cesário, os Cejas são ‘espaços importantes’ para o trabalho da modalidade. Ele destaca que no evento, o Fórum vai defender a construção de mais Centros e a organização pedagógica das Escolas que ofertam EJA, com os mesmos parâmetros dos Cejas.

Na avaliação da coordenadora da área das Ciências Humanas do Centro Seis de Agosto de Pontes e Lacerda, Érica Lima, a realização da 3ª Formação e da 1ª Avaliação dos Cejas era muito esperada pelos profissionais e será “um momento importante para reflexão e troca de experiências visando a melhoraria do fazer educativo diário de profissionais e alunos”, finalizou.
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