Imprimir

Notícias / Brasil

Aeronáutica e Marinha reveem números acerca dos resgates

Folha Online

Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram na manhã desta segunda-feira que são 16, e não 17, os corpos de ocupantes do voo 447 já resgatados do oceano Atlântico. A aeronave caiu no último dia 31, com 228 pessoas a bordo.

"A fragata Ventose, da Marinha Francesa, recolheu sete, e não oito corpos como foi informado anteriormente à Coordenação das Buscas", informaram Marinha e Aeronáutica em nota.

Os corpos que estavam na embarcação francesa foram transferidos para a fragata Constituição, da Marinha, que deve chegar às proximidades do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) na manhã de terça-feira (9) Os 16 corpos já resgatados serão encaminhados para Recife, onde será feita a identificação.

Na manhã de hoje, familiares de vítimas hospedados no Rio disseram ter sido informados por militares sobre a localização de mais dois corpos, o que não foi confirmado pelos comandos da Marinha e da Aeronáutica.

Buscas

A Aeronáutica informou nesta segunda que novos pontos foram avistados no oceano e que as ações de busca e resgate continuam.

Ao mesmo tempo, um avião-radar R-99 realiza varreduras para tentar identificar outros focos de destroços do avião.

A operação de busca conta com 14 aeronaves --12 da FAB (Força Aérea Brasileira) e duas da França--, cinco navios da Marinha do Brasil e uma fragata da Marinha da França.

Esforço

Em seu programa semanal de rádio "Café com Presidente", Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o Brasil vai manter o esforço para localizar todos os ocupantes do Airbus da Air France.

"Por isso, nós vamos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance, com a Aeronáutica, com a Marinha, para encontrarmos, sabe, tudo que foi possível encontrar. E, principalmente, os corpos, porque, nesse momento de dor, não vai resolver o problema, mas já é um conforto imenso para a família, sabe, saber que está enterrando o seu ente querido", disse.

As buscas a vítimas e a destroços do avião prosseguem nesta segunda. Os corpos localizados seguem para Fernando de Noronha e, depois, serão levados para identificação em Recife. A expectativa é que os primeiros corpos cheguem na terça-feira (9).

A busca e o resgate das vítimas é responsabilidade das Forças Armadas brasileiras, e a investigação das causas do acidente compete a autoridades francesas.

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu sobre o oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira (2) que o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.
Imprimir