Imprimir

Notícias / Política MT

Partilha do pré-sal é vitória de Estados e Municípios, destaca Valtenir Pereira

De Brasília - Vinícius Tavares

O Congresso Nacional volta a se reunir na próxima terça-feira (18.12), quando está prevista a votação do veto da presidência Dilma Rousseff à Lei dos royalties que definiu regras para a distribuição dos recursos oriundos da exploração do petróleo em alto mar na camada pré-sal.

Deputado do Rio vai ao STF tentar impedir votação do veto dos royalties

Para muitos, a colocação da matéria em votação em regime de urgência foi uma derrota do governo federal, pois contaria o desejo da maioria dos deputados e senadores de alterar as regras de partilha, que beneficiam Rio de Janeiro e Espírito Santo, considerados estados produtores.

Mercadante pede que estados e municípios produtores usem royalties de contratos atuais na educação

Para o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), não se trata de uma derrota do governo, mas sim uma vitória de Estados e Municípios.

"Não considero uma derrota do governo, mas sim uma vitória dos Demais Estados e Municípios, principalmente os Municípios, que é onde vivem as pessoas e onde há uma carência muito grande por recursos", avalia.

O parlamentar afirma que a expectativa é grande para a derrubada do veto presidencial. Para tanto, são necessários 342 votos dentre os 594 deputados e senadores das duas Casas.

"A expetcativa é muito boa pela partilha dos recursos. O governo está deixando a decisão correr solta no Congresso. A presidente Dilma não quer se indispor com os Estados produtores", comentou.
Imprimir