Imprimir

Notícias / Cidades

Garis retornam ao trabalho, mas alertam para possível retorno de paralisação

De Rondonópolis - Cairo Lustoza/OlharDireto/Pauta Pronta

Apesar do serviço de limpeza urbana ter sido normalizada em Rondonópolis após oficialmente dois dias de interrupção, ainda é possível ver o acúmulo de lixo presente em diversos bairros da cidade. A paralisação dos garis teve intuito de chamar atenção quanto às condições de trabalho.

Em uma parte da região central, onde a coleta de lixo deveria ser realizada diariamente, diferente dos bairros que tem o trabalho em dias alternados, os moradores afirmam que a coleta não é realizada há uma semana e o mau cheiro dos resíduos paira no ar. “Não é de agora que a coleta deixou de ser feita. Aqui já tem uma semana que eles [os garis] não passam”, reclama a dona de casa, Rita Ferreira.

De acordo com o presidente Movimento Grevista dos Garis em Rondonópolis, Wisley Rodrigues Gomes, a classe pode aderir novamente a paralisação, o que pode agravar ainda mais a situação. Segundo ele, tudo vai depender do resultado da reunião de amanhã (14) do sindicato da categoria e o diretor da empresa responsável pela coleta, Financial Construtora Industrial Ltda, terceirizada do Sanear – Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis.

Os garis reivindicam melhores condições de trabalho, aumento de 30% no salário (que atualmente é de R$ 665 + vale refeição), fornecimento adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e que as horas extras sejam pagas em espécie, não com horas de folga, como vem acontecendo, segundo os trabalhadores.
Imprimir