Imprimir

Notícias / Esportes

Na terra Maradona, camisetas de clubes brasileiros fazem sucesso

De Buenos Aires - Vinícius Tavares

Que os argentinos são apaixonados por futebol tanto quanto os brasileiros, não resta a menor dúvida. Mas o que surpreende é que os hermanos também são aficcionados pelos times brasileiros, conhecem nossos jogadores e até os cânticos das torcidas.

Esta é a impressão que se tem quando brasileiros visitam as cercanias do bairro de La Boca, em Buenos Aires, na Argentina, que abriga o estádio La Bombonera e o tradicional e histórico Caminito, conjunto de ruas estreitas com seus célebres e coloridos sobrados do início do século passado.

David Luiz 'comemora' invasão da Fiel: 'Não gosto de estádio vazio'

Embora o popular Boca Juniors e seu principal rival, o River Plate, sejam oriundos do mesmo bairro, a região é amplamente dominada pelos boquenses. O azul e o amarelo e a imagem de Dom Diego Maradona são predominantes nesta região empobrecida e marginalizada da capital portenha.

Messi marca duas vezes e amplia recorde de gols no ano

E quem circula por lá com alguma camiseta do futebol futebol brasileiro é inevitalmente convidado a trocar sua camiseta por uma "azul e oro". As camisetas de Corinthians, Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro e de outros grandes clubes são como troféus para os argentinos.

'Saio com a sensação do dever cumprido', diz Lucas, emocionado

Para convencer os brasileiros a levar alguma camiseta do Boca, eles chegam a entoar os cânticos das nossas torcidas, demonstram conhecimento sobre títulos conquistados e até jogadores do atual elenco.

"É uma verdadeira paixão para nós. Amamos futebol e o futebol brasileiro é muito importante", empolga-se Emiliano Rodriguez, um dos mais entusiasmados, que trabalha atraindo turistas para um dos restaurantes do Caminito.

Mas a permuta das camisetas não são um ato isolado. Normalmente elas vêm acompanhadas de uma proposta para o turista sentar-se, curtir um espetáculo de tango, consumir algo do cardápio a um preço camarada e ver as nossas camisetas enfeitando as paredes dos inúmeros bares temáticos que compõe o cenário bohêmio de La Boca.

Este sucesso dos times do Brasil é reflexo direto do nosso crescimento econômico, do incremento do número de turistas visitando a Argentina e, sobretudo, do momento vivido pelo futebol brasileiro, que venceu cinco das oito edições da Copa Libertadores da América, por sinal, todas decididas em território nacional.
Imprimir